Notícias » Personagem

Emma Watson é acusada de antissemitismo

A atriz da saga ‘Harry Potter’ está sendo criticadas por políticos israelenses, após publicação nas redes sociais; entenda

Penélope Coelho Publicado em 08/01/2022, às 10h00

Emma Watson, em 2017
Emma Watson, em 2017 - Getty Images

Nesta semana a atriz britânicaEmma Watson, mundialmente conhecida por interpretar a personagem Hermione, na saga de filmes Harry Potter, vem sendo alvo de críticas por parte de políticos israelenses.

A artista de 31 anos está sendo acusada de antissemitismo, após uma publicação em seu Instagram oficial a respeito de um protesto pró-Palestina. As informações foram publicadas na última sexta-feira, 7, pelo portal Rolling Stone.

Segundo revelado na reportagem, Emma publicou uma montagem do coletivo de arte política Bad Activist. A imagem conta com a frase “Solidarity is a verb” (“Solidariedade é um verbo”) sobreposta a uma fotografia tirada durante manifestação na Palestina.

Na legenda da publicação, a atriz conhecida por ser engajada em causas feministas, publicou um trecho de um texto da ativista Sara Ahmed: “Solidariedade não pressupõe que nossas lutas sejam as mesmas, que nossa dor seja a mesma, que nossas esperanças sejam por um só futuro”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Emma Watson (@emmawatson)

 

O posicionamento de Watson repercutiu nas redes sociais. Em seu Twitter, o ex-Ministro das Ciências de Israel, Danny Danon, escreveu: “Menos 10 pontos para a Grifinória por ser antissemita, Emma Watson.”

Gilad Erdan, atual embaixador israelense na ONU, também criticou a publicação da artista: “A ficção pode funcionar em Harry Potter, mas não funciona na realidade”.