Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

Pesquisadores encontram partes de avião dos EUA da Segunda Guerra Mundial, que caiu na Irlanda há 76 anos

O P-38 da Força Aérea Americana foi o primeiro avião desenterrado por pesquisadores irlandeses em uma escavação licenciada

André Nogueira Publicado em 02/07/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Pela primeira vez, uma escavação licenciada na Irlanda revelou um avião dos EUA abatido durante a Segunda Guerra. A descoberta ocorreu em Castleblaney, onde a aeronave P-38 Lightning do segundo-tenente Milo Rundall, caiu em dezembro de 1942. O militar estava voando da base Langford Lodge, da Royal Air Force, para a base americana de Egliton, quando ocorreu a tragédia.

Segundo os estudiosos, o tenente de Iowa descobriu que estava sem combustível e teve que alterar seu curso, pousando com segurança. No entanto, acabou causando um acidente próximo à fronteira com a Irlanda do Norte.

Imagens da escavação / Crédito: Reprodução

Com auxilio das Forças de Defesa Irlandesas, os destroços do avião foram removidos em 1942. No entanto, neste ano, foi revelado que muitas partes da máquina estavam ainda enterradas, como partes da cabine e balas de suas metralhadoras. A descoberta é resultado do trabalho de uma equipe de diversas universidades do Reino Unido.

Liam Bradley, curador do Monaghan County Museum, da Irlanda, afirmou que a escavação é o projeto final de um trabalho que já tem 3 anos, dedicado a compreender o impacto da Segunda guerra Mundial no Condado, que faz parte da fronteira entre as Irlandas. Depois de catalogadas e elencadas no acervo técnico, as peças serão exibidas numa instalação sobre a fronteira no cenário de guerra, ainda esse ano.