Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Enorme machado de mão de 200 mil anos é encontrado na Arábia Saudita

O artefato é possivelmente a maior arma de pedra deste tipo já descoberta

Ingredi Brunato Publicado em 07/11/2023, às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do machado de mão - Divulgação/ The Royal Comission for AIUIa
Fotografia do machado de mão - Divulgação/ The Royal Comission for AIUIa

Uma escavação arqueológica recente na Arábia Saudita trouxe à superfície um machado de mão feito de pedra que impressionou os pesquisadores locais devido ao seu tamanho avantajado. 

Com 51,3 centímetros de comprimento, o artefato remonta ao Paleolítico Médio-Inferior — tendo sido fabricado, portanto, há mais de 200 mil anos. Outro detalhe importante a respeito da descoberta é que possivelmente se trata da maior arma de pedra deste tipo a ter sido encontrada em todo o mundo. 

O local onde o achado arqueológico foi feito também é relevante: se trata da planície de Qurh, um terreno desértico que, no passado, foi moradia de uma comunidade seguidora do islamismo. A descoberta do machado de pedra, por sua vez, mostra que a área já era habitada por humanos muito antes deste período, conforme repercutiu o portal PR Newswire.  

Fotografia de especialistas analisando o machado / Crédito: Divulgação/ The Royal Comission for AIUIa

Comunicado

Este machado de mão é uma das descobertas mais importantes de nossa pesquisa em andamento na planície de Qurh. Esta incrível ferramenta de pedra tem mais de meio metro de comprimento e é o maior exemplo de uma série de ferramentas de pedra descobertas no local", afirmou o Dr. Ömer Aksoy, que atua como diretor do projeto de escavação, em um comunicado. 

"Uma busca contínua por comparações em todo o mundo não resultou em um machado de mão de tamanho igual. Como tal, este pode muito bem ser um dos maiores machados de mão já descobertos", acrescentou o especialista, ainda de acordo com o PR Newswire.