Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Entidades judaicas no Brasil repudiam ataques do Hamas contra Israel

Entidades judaicas no Brasil se posicionaram após o ataque do Hamas contra Israel neste sábado, 7

Redação Publicado em 07/10/2023, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do ataque contra Israel - Getty Images
Registro do ataque contra Israel - Getty Images

O ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel tomou os noticiários neste sábado, 7. Inúmeros foguetes foram lançados contra a nação. Além disso, militares israelenses alegam que 'vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza'. 

Diante do ataque, Benjamin Netanyahu, atual, primeiro-ministro de Israel, afirmou que a nação está em guerra. Como resultado, a operação "Espadas de Ferro" foi iniciada. Conforme o grupo, 5 mil foguetes foram disparados contra Israel. Com inúmeros mortos e feridos, entidades judaicas no Brasil se pronunciaram após os ataques através de comunicados. 

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) condenou os ataques do grupo e pede que autoridades brasileiras condenem o ataque. Além disso, a entidade destaca que: "Israel defenderá seus cidadãos diante desse ataque, como qualquer país faria". 

"A Conib condena o vil ataque terrorista em larga escala contra Israel promovido pelo grupo terrorista palestino Hamas e seus apoiadores. A comunidade judaica brasileira se solidariza com Israel e seu povo e urge as autoridades brasileiras a condenarem com máximo vigor esse ato de guerra e terror injustificável", afirmou a Conib em nota. 

Já a Federação Israelita do Estado de São Paulo enfatiza em nota que o ataque 'fere a soberania nacional' de Israel.

"Israel foi atacado hoje pelo grupo terrorista Hamas, em um ataque surpresa que fere a soberania nacional israelense. Israel, assim como todos os países do mundo, tem o direito e o dever de proteger seu território e sua população", explica o comunicado.

“Em 75 anos de conquistas tecnológicas, educacionais, agrícolas e de saúde, Israel segue como a única democracia do Oriente Médio e o único país daquela região onde, registre-se, se respeita a liberdade religiosa de judeus, cristãos e muçulmanos”, explica.

O Instituto Brasil-Israel expressou solidariedade e respeito às vítimas do ataque e pede que países e autoridades internacionais condenem o ataque. 

"Repudiamos o ataque terrorista sem precedentes, orquestrado pelos grupos terroristas Hamas e Jihad Islâmica, ao Estado de Israel e sua população civil, na manhã deste sábado. Expressamos nossa solidariedade e respeito às vítimas dos atentados, seus familiares e à soberania de Israel. Conclamamos todas as vozes do diálogo, países e organismos internacionais, a condenarem a ação de terroristas e a morte de civis, na construção de um caminho que evite o prolongamento da tragédia e uma solução definitiva para os desafios na região", destaca a nota.