Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hamas

Ataque do Hamas contra Israel: Veja como líderes mundiais se posicionaram

Líderes mundiais se posicionaram após o ataque do grupo Hamas contra Israel; veja reações

Redação Publicado em 07/10/2023, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do ataque do Hamas contra Israel - Getty Images
Registro do ataque do Hamas contra Israel - Getty Images

O governo de Israel declarou guerra contra o Hamas, grupo palestino, neste sábado, 7. A declaração ocorre após um ataque surpresa elaborado pela organização contra a nação.  

Muhammad Al-Deif, atual comandante militar do Hamas, afirma que o ataque contra Israel ocorre como resposta aos ataques feito contra mulheres, cerco a Gaza e também ao desrespeito contra a mesquita de al-Aqsa. 

Segundo o grupo, 5.000 mísseis foram lançados contra Israel na operação “Tempestade Al-Aqsa”. Conforme Muhammad Al-Deif, o Hamas “alvejou as posições inimigas, aeroportos e posições militares com 5.000 foguetes”.

Segundo a Reuters, 22 pessoas já morreram e outras 250 ficaram feridas diante do ataque. Os números, vale ressaltar, podem aumentar ao decorrer do dia. 

Líderes mundiais se pronunciam

Diante do ataque, líderes mundiais se posicionaram neste sábado, 7. De Emmanuel Macron a Mark Rutte: Veja o que os líderes disseram. 

Emmanuel Macron, presidente da França, disse: "Condeno veementemente os ataques terroristas que atingem Israel. Expresso a minha total solidariedade às vítimas, às suas famílias e entes queridos".

Já Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda, alegou: "Acabei de falar com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu sobre o ataque sem precedentes do Hamas. Disse-lhe que a Holanda condena inequivocadamente esta violência terrorista e apoia plenamente o direito de Israel se defender".

Antonio Tajani, ministro das Relações Exteriores da Itália, disse que: “A vida das pessoas, a segurança da região e a retomada de qualquer processo político estão em risco. O Hamas deve parar imediatamente com esta violência bárbara. Apoiamos o direito de Israel existir e se defender".

Antonio Tajani, atual ministro das Relações Exteriores da Itália, enfatizou que o governo condena os ataques “com a maior firmeza”. Segundo ele: “A vida das pessoas, a segurança da região e a retomada de qualquer processo político estão em risco. O Hamas deve parar imediatamente com esta violência bárbara. Apoiamos o direito de Israel existir e se defender".