Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Escavações revelam que antigos bretões se adaptaram à conquista romana

Assentamentos da Idade do Ferro escavados no sul da Inglaterra revelam mais sobre como os bretões se adaptaram após a invasão romana na região em 43 d.C.

Fotografia tirada durante escavações no sul da Inglaterra - Divulgação/Universidade de Bournemouth
Fotografia tirada durante escavações no sul da Inglaterra - Divulgação/Universidade de Bournemouth

Arqueólogos da Universidade de Bournemouth, na Inglaterra, vêm escavando nos últimos tempos uma série de assentamentos da Idade do Ferro nas proximidades da vila de Winterborne Kingston, no sul do país. Graças aos achados, agora os pesquisadores acreditam saber um pouco mais sobre a adaptação dos antigos bretões após a invasão romana na região, por volta de 43 d.C..

Nos assentamentos, segundo comunicado da Universidade de Bournemouth, foram descobertas fossas funerárias com restos mortais de antigos bretões. Com os enterros, também foram encontrados copos de vinho e jarras de estilo romano, oferecendo uma nova percepção sobre a forma como foi a adaptação dos bretões à conquista romana.

Isso porque os recipientes para beber, embora sejam bretões, parecem bastante como os dos romanos em forma; são cópias feitas ali mesmo, e não vindas do mediterrâneo. Para os pesquisadores, isso aponta que o álcool mediterrâneo já havia se difundido e se tornado popular entre os hábitos sociais de beber dos bretões.

+ Relembre a descoberta de um antigo perfume do Império Romano

Eles são feitos de um tecido local por um oleiro local, mas são muito em estilo romano e não são algo que havíamos encontrado nas tradições locais antes", explica Kerry Barras, pesquisador visitante da Universidade de Bournemouth, no comunicado.

"É muito bom aprender sobre as legiões romanas e suas conquistas, mas queríamos encontrar as fazendas e os enterros que nos contassem como era a vida dos bretões comuns e o que aconteceu com eles na época — eles se tornaram parte do império mais amplo, resistiram ou continuaram vivendo como sempre fizeram? Então, encontrar um sítio como esse foi essencial", acrescenta o dr. Miles Russell, Diretor Acadêmico em Arqueologia pela Universidade de Bournemouth.

Sepultura escavada na Inglaterra / Crédito: Universidade de Bournemouth
Sepultura escavada na Inglaterra / Crédito: Universidade de Bournemouth
Sepultura com cachorro escavada na Inglaterra / Crédito: Universidade de Bournemouth
Fragmento de jarra encontrado em escavação na Inglaterra / Crédito: Divulgação/Universidade de Bournemouth

Mais descobertas

Em outra sepultura escavada, os arqueólogos identificaram ainda os restos mortais de dois cães. Uma curiosidade sobre os bretões é que eles eram conhecidos por usar cães para caça, inclusive exportando esses animais à elite romana.

A suspeita de Russell sobre os ossos de cães é de que eles tenham sido sacrificados aos deuses, pois foram depositados propositalmente na sepultura, repercute o Heritage Daily.