Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pedófilo

Escocês condenado por pedofilia não é enviado à prisão em decisão polêmica de juiz

Escocês de 21 anos que estuprou repetidamente menina de 13 recebeu sentença surpreendentemente leve na Escócia; entenda!

Redação Publicado em 04/04/2023, às 17h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ fabrikasimf
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ fabrikasimf

Sean Hogg é um rapaz escocês de 21 anos que, quando tinha 17, agrediu sexualmente uma menina de 13 em diversas ocasiões. Ele foi recentemente considerado culpado pelo crime em tribunal, no entanto, o juiz responsável por avaliar seu caso decidiu não enviá-lo para a prisão. 

A decisão judicial, que causou perplexidade e indignação, determinou que a sentença mais apropriada para Hogg seria simplesmente de 270 horas de serviços prestados à comunidade. 

Sandy Brindley, diretora-executiva da entidade sem fins lucrativos "Rape Crisis Scotland", que busca proteger os direitos de vítimas de estupro, deu uma entrevista à BBC sobre o caso.

A ativista acredita que a sentença deve ser anulada devido à conduta excessivamente branda do juiz: "É difícil imaginar um caso mais merecedor desse julgamento de resposta branda em contexto indevido do que o estupro de uma menina de 13 anos", comentou ela ao veículo. 

Tommy Ross KC, um advogado escocês também consultado pela BBC, descreveu a determinação de trabalho comunitário nesta situação como "muito incomum": 

"Foi uma sentença extraordinária. Eu estive trabalhando na Suprema Corte por cerca de 20 anos e nunca vi ninguém escapar da prisão após ser condenado por estupro até ontem", apontou ele. 

Reabilitação 

Lord Lake, o responsável por julgar Hogg, afirmou em tribunal que acreditava que a prisão não ajudaria no processo de reabilitação do criminoso. 

"Para o nível de seriedade, devo considerar sua responsabilidade e idade como um fator. Este crime, se cometido por um maior de 25 anos, atrairia uma sentença de quatro ou cinco anos. Eu não considero isso apropriado. Você é um réu primário sem histórico anterior de prisão; você tem 21 anos e tinha 17 na época. A prisão não me leva a acreditar que isso contribuirá para sua reabilitação", afirmou o juiz antes de anunciar a controversa sentença, conforme repercutiu o The Sun.