Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

Escola do Paraná decide demitir professora que fez gesto nazista

Profissional fez gesto nazista durante aula em colégio particular de Ponta Grossa, no Paraná

Redação Publicado em 11/10/2022, às 07h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Professora fez gesto nazista - Divulgação / Redes Sociais
Professora fez gesto nazista - Divulgação / Redes Sociais

Depois que um vídeo em que uma professsora de ensino médio aparece em sala de aula realizando um gesto aparentemente nazista se tornou de conhecimento nacional, a instituição de ensino decidiu demitir a profissional. O vídeo em questão foi gravado em um colégio católico de Ponta Grossa, no estado do Paraná.

É possível ver nas imagens que, pouco antes de erguer o braço em direção ao horizonte, a mulher presta continência. Ao fundo, é possível ouvir um hino, que até o momento não foi identificado, além de que educadora usa uma bandeira do Brasil presa ao corpo.

Conforme informaram docentes da mesma escola, o ato se deu no último dia 7, durante uma aula de redação ministrada por Josete Biral, como foi identificada a profissional.

Direção repudiou ato

De acordo com informações da Folha, a direção do colégio repudiou o ato. A diretora do colégio, irmã Edites Bet, classificou o ato como imprudência, descuido e um grande erro da professora, e declarou que a profissional seria demitida.

Procurado pela Folha, o advogado de Biral, Alexandre Jorge, encaminhou mensagem negando que sua cliente tenha realizado qualquer saudação nazista.

"O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista. Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria", escreveu o profissional, que apontou que qualquer acusação ou imputação contra Josete sobre gesto nazista configura fato criminoso.