Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Escondido dos nazistas: Tesouro histórico de família polonesa é descoberto após décadas

Relíquias incluíam estátuas de Osíris, que é o deus egípcio dos mortos e do julgamento

Ingredi Brunato Publicado em 08/05/2023, às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando um busto e duas estatuetas - Divulgação/ Dr. Łukasz Miechowicz
Fotografia mostrando um busto e duas estatuetas - Divulgação/ Dr. Łukasz Miechowicz

Uma escavação na porção leste da Polônia trouxe à superfície duas estatuetas que remontavam ao primeiro milênio a.C., um busto de pedra do século 1 d.C e uma espada cerimonial do século 17. 

Os primeiros artefatos representavam Osíris, um dos principais deuses da mitologia egípcia, sendo responsável por controlar o Reino dos Mortos. O busto, por sua vez, era de Baco, o deus romano do vinho, da libido e da fertilidade.

Já a lâmina parece se tratar de uma espada curta comum de ser encontrada entre os pertences de integrantes das cortes reais europeias, conforme avaliado pelos pesquisadores que fizeram o achado e repercutido pelo Heritage Daily. 

Fotografia da espada / Crédito: Divulgação/Dr. Łukasz Miechowicz

Tesouro escondido 

Um aspecto importante do achado é que ele ocorreu em um antigo depósito que a equipe de arqueólogos responsável pela descoberta acredita ter pertencido à nobre família Kluczkowice, que habitava o famoso Palácio de Kluczkowice — hoje, ele é um dos museus do país. 

Assim, a teoria é que as relíquias tenham pertencido à coleção familiar do clã, tendo sido escondidas no depósito para que os nazistas não as roubassem durante a invasão da Polônia pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial

Ainda segundo o Heritage Daily, o tesouro era tão incomum para a região onde foi descoberto que a princípio os pesquisadores chegaram a duvidar de sua autenticidade. Posteriormente, no entanto, ela foi comprovada através de testes em laboratório.