Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espanha

Escultura de pênis de 45 cm é encontrada na Espanha: 'Extraordinariamente grande'

Arqueólogos encontraram o artefato em El Higuerón, na Espanha

Isabelly de Lima Publicado em 27/08/2022, às 08h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escultura de pênis de 45 centímetros encontrada na Espanha - Divulgação/Museo Histórico de Nueva Carteya
Escultura de pênis de 45 centímetros encontrada na Espanha - Divulgação/Museo Histórico de Nueva Carteya

Durante uma escavação em El Higuerón, no sul da Espanha, um grupo de arqueólogos encontrou, esculpido em uma parede, um pênis de 45 centímetros de comprimento. Tais representações eram normais em lugares como a Roma Antiga, segundo o jornal El País, considerados "símbolos de boa sorte e arautos de presságios favoráveis".

Porém, a escultura não é considerada comum, devido a seu tamanho. Associado pelas religiões pagãs como símbolo de fecundidade natural, esse tipo de arte também representava Fascinius, deus da fertilidade que afastava o mau-olhado e a infertilidade.

O diretor da escavação e especialista da Universidade de Extremadura, Andrés Roldán, explicou que esse pênis é "extraordinariamente grande":

Era comum colocá-los nas fachadas das casas, e os soldados carregavam pequenos amuletos fálicos (formato de pênis) como símbolos de virilidade. Estamos pesquisando se uma escultura de dimensões semelhantes foi encontrada anteriormente".

Estudos antigos

Na década de 1960, começaram as escavações na área em que a escultura foi encontrada, e lá foi descoberto o primeiro povoado ibérico datado do século 5 a.C. Contudo, mais tarde, a conquista romana destruiu parte do local, segundo o UOL.

Muito visado pelos visitantes locais devido a descoberta recente do pênis, o município de Nueva Carteya se viu na necessidade de adquirir o terreno onde se encontra a estrutura a fim de preservar o local.

O governo da região tem planos de patrocinar mais pesquisas e de criar um museu para expor todo o espólio arqueológico, que inclui especialmente a escultura pélvica de “grandes” dimensões.