Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pablo Neruda

Especialistas afirmam que substância encontrada em corpo de Pablo Neruda é ‘altamente tóxica’

O atestado de óbito de Neruda indica câncer de próstata, mas especialistas duvidam

Redação Publicado em 16/02/2023, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O poeta Pablo Neruda - Wikimedia Commons / Domínio Público
O poeta Pablo Neruda - Wikimedia Commons / Domínio Público

Uma informação acerca da morte do chileno Pablo Nerudachamou a atenção anos após a data de seu falecimento. Os especialistas internacionais encarregados de investigar a morte do poeta informaram que a substância botulínica encontrada em seu corpo era “altamente tóxica e letal”.

O jornalista Francisco Marin, correspondente da revista mexicana "Proceso" que foi o primeiro a levantar a hipótese do assassinato de Neruda analisou que “o estudo confirma que a cepa 'clostridium botulinum' da bactéria era altamente tóxica, letal e não endógena".

Nesta semana, o profissional concluiu a entrega dos resultados das últimas análises forenses ao sistema de justiça chileno, de acordo com informações da ANSA, via Uol.

Investigação da morte

Em setembro de 1973, Pablo faleceu, na clínica Santa María de Santiago, 12 dias depois do golpe de Augusto Pinochet, que derrubou o governo do presidente Salvado Allende.

Os resultados das análises forenses realizadas indicaram que Nerudanão teria morrido devido a um câncer de próstata, como é alegado no atestado de óbito. Uma investigação sobre o assunto foi aberta pelas autoridades chilenas, a partir de uma denúncia apresentada por familiares do poeta e pelo Partido Comunista Chileno.