Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Toupeira

Espécie de toupeira que não era vista desde 1936 é finalmente encontrada

A toupeira-dourada De Winton, espécie que estava desaparecida há várias décadas, foi localizada recentemente na África do Sul

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 29/11/2023, às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Toupeira-Dourada De Winton - Divulgação/Devin Murphy
Toupeira-Dourada De Winton - Divulgação/Devin Murphy

A toupeira-dourada De Winton (Cryptochloris wintoni), uma espécie cega e com pelo iridescente, permaneceu fora do radar científico desde 1936. Recentemente, uma equipe de conservacionistas e geneticistas conseguiu localizar exemplares dessa espécie por meio de amostras de solo coletadas nas praias e dunas ao longo da costa noroeste da África do Sul.

De acordo com a revista Galileu, o redescobrimento da toupeira foi documentado em 24 de novembro na revista científica Biodiversity and Conservation, resultado de uma colaboração entre especialistas do Endangered Wildlife Trust (EWT) e da Universidade de Pretória, na África do Sul.

Esther Matthew, oficial sênior de campo do EWT, descreveu o projeto como desafiador, mas empolgante, enfatizando a importância de uma equipe entusiasmada e repleta de ideias inovadoras para enfrentar os obstáculos. A pesquisa envolveu a exploração de até 18 km de habitat de dunas em um único dia.

Os desafios incluíram tocas de difícil acesso e a notável audição das toupeiras, que lhes permite detectar vibrações acima do solo, evitando assim serem vistas. Além disso, esses animais raramente deixam túneis visíveis na superfície enquanto se movem sob a areia.

A equipe adotou diversas estratégias para detectar as toupeiras, incluindo a identificação de áreas propícias em entrevistas com a comunidade local. Além disso, um border collie treinado para rastrear o odor das toupeiras acompanhou a equipe em sua busca.

Em junho de 2021, ao chegarem à praia de Port Nolloth, onde a espécie já havia sido avistada, os pesquisadores encontraram trilhas frescas de toupeira-dourada na areia, acentuadas pela chuva recente. A coleta de mais de 100 amostras de solo em diversas áreas de solo arenoso foi seguida por uma análise genética utilizando o DNA ambiental (eDNA), que consiste no material genético liberado pelos animais enquanto se movem pelo ambiente.

Detectando as espécies

Os resultados revelaram a presença de várias espécies de toupeira-dourada na região costeira, incluindo a ameaçada toupeira-dourada de Van Zyl e a perdida toupeira-dourada De Winton. Distinguir a última da toupeira-dourada de Van Zyl, geneticamente semelhantes, foi um desafio inicial, mas uma nova sequência de genes tornou possível a identificação correta em janeiro de 2022.

Desde a expedição em 2021, o EWT identificou quatro populações adicionais de toupeira-dourada De Winton. O gerente sênior de conservação do EWT, Cobus Theron, expressou otimismo em relação ao potencial do eDNA não apenas para toupeiras, mas também para outras espécies perdidas ou ameaçadas. A equipe continua a trabalhar na proteção dessas toupeiras e na ampliação do conhecimento sobre a espécie.

+ Confira aqui a pesquisa completa.