Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estados Unidos irá repatriar 1.440 artefatos à Índia

Operação pretende devolver relíquias produzidas em território indiano ao seu lugar de direito

Redação Publicado em 30/10/2023, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Artefatos indianos atualmente expostos no MET que poderão ser repatriados - Divulgação / MET
Artefatos indianos atualmente expostos no MET que poderão ser repatriados - Divulgação / MET

O governo dos Estados Unidos anunciou que planeja realizar o repatriamento de 1.440 itens de valor histórico, artístico e cultural à Índia. Os artefatos estão atualmente espalhados através de museus ou órgãos norte-americanos, tendo sido retirados clandestinamente do território indiano. 

A operação foi comentada por Govind Mohan, que atua como secretário do Ministério da Cultura da Índia, conforme repercutiu o portal New Indian Express: 

Atividades em larga escala estão acontecendo nesta frente. Os EUA desejam devolver 1.440 antiguidades, que estão nos seus museus provinciais. A equipe ASI (Serviço Arqueológico da Índia) já está em Nova York. Verificaremos se eles nos pertencem e se vale a pena retomá-los, após verificação dos registros. Pode levar algum tempo. No entanto, estamos avançando muito rápido", apontou o político.

Inglaterra e arte roubada 

Ainda segundo afirmado por Mohan, o país está no processo de negociar com a Biblioteca Britânica, da Inglaterra, pela devolução de mais objetos que fazem parte de seu patrimônio cultural. 

Um exemplo é a "Coleção Aural Stein", que consiste em artefatos da Ásia Central. Embora ela pertença ao ASI, o governo indiano estima que 700 itens dela estão no Museu Victoria e Albert, localizado na cidade de Londres. As relíquias foram emprestadas à instituição há um século, porém nunca foram devolvidas.