Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estátua de imperador romano é descoberta em esgoto em Roma

Obra de arte em tamanho real foi encontrada durante reforma do esgoto; imperador aparece fantasiado de Hércules

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/01/2023, às 16h33 - Atualizado em 03/02/2023, às 10h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua do imperador Décio Trajano encontrada em esgoto - Divulgação/Parque Arqueológico de Appia Antica
Estátua do imperador Décio Trajano encontrada em esgoto - Divulgação/Parque Arqueológico de Appia Antica

Uma obra de reforma e recuperação de um duto de esgoto no Parco Scott, uma área verde do Parque Arqueológico de Appia Antica, na Itália, ajudou a revelar uma estátua de mármore em tamanho real.

Os arqueólogos, que analisaram a peça histórica a partir de comparações iconográficas, teorizam que a figura retratada é o imperador Caio Messius Quintus Traianus Decius, mais conhecido como Décio Trajano. Ele foi identificado por causa das “rugas de ansiedade”, que também aparecem nos retratos oficiais, e por traços característicos relacionados à barba rala, olhos, nariz e lábios.

Décio Trajano foi imperador de Roma no pequeno período entre 249 e 251 d.C., e não se sabe exatamente quando a estátua foi feita, já que não existem dados estratigráficos (ou seja, de estratos de pedra) que ajudem a identificar a idade da estátua. As informações são da revista Galileu.

Cosplay de Hércules

De maneira impressionante, a estátua estava intacta o suficiente para que os arqueólogos pudessem reconhecer características curiosas, como uma pele de leão cobrindo a cabeça do imperador. Isso seria uma alusão ao semideus Hérculesque, na mitologia greco-romana, precisa realizar 12 trabalhos difíceis, e um deles envolve um leão.

Já no primeiro dos 12 trabalhos,Hérculesdeveria enfrentar o Leão de Nemeia, que era um animal gigante com um couro impenetrável às armas humanas. Hércules venceu a criatura estrangulando-a com seus próprios braços e depois arrancou o couro do leão usando suas próprias garras e passou a usá-lo como manto protetor, e a cabeça do animal como elmo.

A estátua não foi encontrada em seu local de origem e estava em um poço de 20 metros de profundidade.Décio não foi o primeiro a se associar a Hércules e sua força. Outros imperadores, como Cômodo e Maximiano, fizeram o mesmo.