Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo animal

Estudo aponta música natalina preferida dos cães

'All I Want for Christmas is You’, de Mariah Carey, é apenas a terceira na lista

Fabio Previdelli Publicado em 15/12/2021, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Com o fim do ano chegando, as músicas natalinas voltam a frequentar a playlist de muitas pessoas. Porém, as canções festivas vão muito além de reacender o espírito natalino, elas também fazem parte do gosto musical dos… cachorros

Isso mesmo, os doguinhos também possuem uma preferência por músicas temáticas. Pelo menos é isso que aponta um levantamento feito pela instituição de caridade Guide Dogs, da Inglaterra. 

Um estudo feito com 1.000 tutores de cães no Reino Unido apontou que a música ‘Last Christmas’ da dupla Wham! é a preferida dos pets, com 10% dos votos. Um focinho atrás está a tradicional ‘Jingle Bell’ (9%) e a um rabinho de distância fica ‘All I Want for Christmas is You’, de Mariah Carey, com 6% dos votos. 

De acordo com os tutores, 22% dos cãezinhos preferem canções mais animadas; 18% as mais calmas; 14% as instrumentais e apenas 12% dos animais se identificam com as melodias mais lentas. 

O levantamento ainda apontou que 90% dos dogs gostam de ouvir músicas de uma maneira geral, embora seus gostos e comportamentos sejam variados: com 23% abanando seus rabinhos com um ritmo mais energético. Existem também os que relaxam com as canções e até dormem ouvindo-as (11%).

Conforme explica o Daily Mail, o comportamento de um cão está frequentemente ligado ao comportamento humano, portanto, uma pessoa otimista também criará um pet com o mesmo comportamento. 

Essa influência, segundo o estudo, fizeram mais de um terço dos tutores, cerca de 47%, admitirem que tocam músicas de acordo com as preferências de seus pets pelo menos uma vez por semana. 

Não apenas isso, 33% deles são mais propensos a priorizarem os gostos de seus cães do que de familiares (23%) ou amigos mais próximos. Além da diversão, a música também se mostra terapêutica para os doguinhos, uma maneira útil de mantê-los calmos e confortáveis. 

O dado é super importante, afinal, 34% dos entrevistados relataram que suas residências ficam mais cheias e barulhentas durante o período de festas — outros 26% relataram que suas rotinas e, por consequência, de seus pets, mudam durante o Natal. 

“Como esperamos passar o período festivo com amigos e entes queridos, este Natal será uma mudança radical para uma geração inteira de novos cães nascidos durante o confinamento”, diz a Dra Helen Whiteside, diretora científica da Guide Dogs. “As casas tendem a ser mais ocupadas do que o normal e a rotina de muitos cães vai mudar”.

A música é frequentemente usada para acalmar os cães em tempos de mudança e estresse, então não é surpreendente que ela desempenhará um papel fundamental para os cães neste Natal”, completa.