Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Água-viva imortal

Estudo revela importante descoberta sobre genética da 'água-viva imortal'

Capaz de voltar ao estado larval mesmo após a maturidade sexual, o animal representa um grande enigma para a ciência

Redação Publicado em 30/08/2022, às 08h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Água-viva imortal - Divulgação / Woods Hole Oceanographic Institution
Água-viva imortal - Divulgação / Woods Hole Oceanographic Institution

Uma equipe de cientistas desvendou recentemente o código genético de um incrível animal capaz de se regenerar repetidamente: a água-viva imortal. O estudo, publicado ontem, 29, no Proceedings of the National Academy of Sciences, foi realizado na Espanha com o objetivo de descobrir o segredo da longevidade do cnidário.

A Turritopsis dohrnii, como o animal é chamado cientificamente, é a única espécie conhecida de água-viva que é capaz de voltar diversas vezes a um estágio de larva mesmo depois da reprodução sexuada.

Para entender como isso é possível, os pesquisadores compararam a sequência genética da T. dohrnii com a da Turritopsis rubra, uma parente próxima que não tem a capacidade de rejuvenescer após a maturidade sexual.

Capacidade de reverter o envelhecimento

Conforme apontou o estudo assinado por Maria Pascual-Torner, Victor Quesada e outros pesquisadores da Universidade de Oviedo, a T. dohrnii tem variações em seu genoma que podem torná-la melhor quando o assunto é copiar e consertar DNA.

Segundo informações da CNN, a espécie também aparenta ser melhor em manter as extremidades dos cromossomos, chamados telômeros. No caso dos seres humanos, assim como em outras espécies, o comprimento desses telômeros diminui com o avançar da idade. A descoberta pode significar um passo importante no entendimento do envelhecimento humano.

Confira aqui o estudo completo.