Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Da Vinci

Estudo revela possível erro de Da Vinci em teoria famosa sobre árvores

A pesquisa analisou as estruturas vasculares internas das plantas e notou que teoria do grande gênio está incorreta

Redação Publicado em 21/09/2023, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Leonardo Da Vinci - Getty Images
Pintura de Leonardo Da Vinci - Getty Images

Mesmo os gênios renascentistas como Leonardo Da Vinci não estão imunes a imperfeições, como revela um estudo recente. A "regra das árvores" desenvolvida pelo célebre artista italiano foi desafiada por cientistas, que argumentam que o método está em desacordo com os princípios biológicos das estruturas internas das plantas.

Publicado em 18 de setembro no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo foi conduzido por especialistas da Universidade de Bangor, no Reino Unido, e da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas (SLU). Eles identificaram contradições entre a "regra das árvores" de Da Vinci e a anatomia interna das plantas.

A "regra" elaborada pelo artista indicava que "todos os galhos de uma árvore em cada estágio de sua altura são iguais em espessura ao tronco quando colocados juntos". Isso implica que os canais que transportam água através da árvore diminuiriam proporcionalmente à redução dos galhos, enquanto ainda aumentariam o volume do tronco.

Entretanto, o novo estudo questiona essa teoria, argumentando que não se aplica às estruturas vasculares internas das árvores, uma vez que compromete a resistência hidráulica necessária para o movimento eficaz da água e nutrientes da raiz até as folhas.

Necessidades naturais

Para manter a resistência, os canais internos da árvore precisam manter certas dimensões e reduzir seu volume à medida que se aproximam das extremidades, criando maior proporção de capilaridade em relação à massa vegetal circundante, como informado pela Revista Galileu.

Ruben Valbuena, professor da SLU, que conduziu a pesquisa ao lado de Stuart Sopp, da Universidade de Bangor, comentou, em um comunicado: "Embora seja uma ótima 'dica' para artistas, que era o que da Vinci pretendia, a regra das árvores de Leonardo não se sustenta no nível micro".