Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pinturas

Resolvido o mistério da enigmática névoa presente em pinturas de Monet e Turner

As pinturas de ambos os artistas tiveram seus cenários modificados com a industrialização

Redação Publicado em 06/02/2023, às 17h05 - Atualizado em 07/02/2023, às 16h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À esquerda, obra de Monet e, à direita, obra de Turner - Wikimedia Commons / Domínio Público
À esquerda, obra de Monet e, à direita, obra de Turner - Wikimedia Commons / Domínio Público

As obras de Monete Joseph Mallord William Turner são consideradas de grande estima por amantes de arte até os dias de hoje, tornando a memória dos artistas em uma própria peça artística. Na última terça-feira, 31, um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences fez uma análise curiosa.

O estudo analisou quase cem pinturas de ambos os artistas e revelou que, à medida que a poluição do ar aumentava na Europa, os céus de seus quadros ficavam mais nebulosos. Os dois viveram durante a Revolução Industrial na Europa entre os séculos 18 e 19.

As paisagens de Londres e Paris, onde viveram os pintores, foram transformadas drasticamente pela industrialização, já que as indústrias que eram movidas a queima de carvão escureceram os céus do continente com poluentes, assim como o dióxido de carbono.

Mudanças significativas

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o estudo percebeu mudanças no uso da cor e no estilo usado nas obras dos artistas, que condizem com as modificações vistas na Europa. Anna Lea Albright, cientista atmosférica que conduziu o estudo, disse ao The Washington Post:

Pintores impressionistas são conhecidos por serem particularmente sensíveis a mudanças na luz e no ambiente. Faz sentido que eles sejam muito sensíveis a não só as mudanças naturais no ambiente, mas também às feitas pelo ser humano".