Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

EUA: Arqueólogos encontram gravuras rupestres que teriam servido de calendário

Desenhos em espirais descobertos em cânion norte-americano podem ter sido usados pelos povos pré-colombianos para monitorar a passagem do tempo

Ingredi Brunato Publicado em 27/12/2023, às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de um dos desenhos encontrados - Divulgação/ Jagiellonian University
Fotografia de um dos desenhos encontrados - Divulgação/ Jagiellonian University

Em Castle Rock Pueblo, um famoso sítio arqueológico norte-americano localizado na porção sudoeste do território dos Estados Unidos, pesquisadores descobriram recentemente uma série de curiosos desenhos antigos. 

As gravuras em espiral, que possuem mais de um metro de diâmetro cada, foram esculpidas nas paredes de um cânion (nome dado a vales íngremes rochosos) e seus exemplos podem ser encontrados através de uma área de 4 quilômetros de extensão. 

Segundo informado pelo portal Space, os arqueólogos estadunidenses acreditam que os povos pré-colombianos que habitaram o local entre 1250 a 1274 podem ter utilizado esses desenhos como calendário

As espirais teriam servido, portanto, para auxiliar em observações astronômicas e na celebração de "dias especiais", tais como solstícios de inverno e de verão, que eram marcados por comemorações em diversas culturas ao redor do mundo. 

Pueblo Ancestrais 

Os autores da arte rupestre analisada foram um povo nativo conhecido como Pueblo Ancestrais. Em um comunicado a respeito da exploração arqueológica,Radosław Palonka, um dos especialistas envolvidos, falou sobre as conquistas desta sociedade antiga: 

As comunidades agrícolas Pueblo desenvolveram uma das culturas pré-colombianas mais avançadas da América do Norte. Eles aperfeiçoaram a arte de construir casas de pedra de vários andares, semelhantes a casas medievais ou até mesmo blocos de apartamentos posteriores", explicou.

"O povo Pueblo também era famoso por sua arte rupestre, joias intrincadamente ornamentadas e cerâmicas com diferentes símbolos pintados com pigmento preto sobre fundo branco", acrescentou Palonka, ainda de acordo com o Space.  

O pesquisador ainda afirmou que a descoberta dessas gravuras rupestres em Castle Rock Pueblo superou "as expectativas mais loucas" do time responsável pelo achado.