Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Eurovision

Concurso pede que cantora de Israel reveja música que referencia ataque do Hamas

Competidora israelense do Eurovision, famoso concurso musical europeu, irá rever sua música a pedido dos organizadores

Redação Publicado em 04/03/2024, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cantora Eden Golan em apresentação - Divulgação/ Redes Sociais/ Twitter/ Vídeo
Cantora Eden Golan em apresentação - Divulgação/ Redes Sociais/ Twitter/ Vídeo

Eden Golan, a cantora que irá representar Israel no Eurovision (famoso campeonato europeu de música), concordou em rever sua canção escolhida, "October Rain", a pedido dos organizadores do concurso. 

A administração do Eurovision acredita que a música pode ser vista como uma referência ao ataque de Hamas a Israel, que ocorreu em outubro de 2023, matando cerca de 1.139 israelenses e tomando 248 indivíduos como reféns.

Esse acontecimento, vale lembrar, levou o país a declarar guerra contra Hamas, que ocupa a Faixa de Gaza. Desde então, mais de 31 mil palestinos foram mortos pelas Forças Armadas israelenses. 

Controvérsia 

Segundo repercutido pelo The Guardian, "October Rain" possui linhas como "Não sobrou ar para respirar" e "Eles eram todos bons filhos, cada um deles", que podem ser interpretadas como referências ao ataque do grupo extremista islâmico a Israel no último dia 7 de outubro. O Eurovision, todavia, busca se manter politicamente neutro. 

Assim, os organizadores pediram que Eden Golan revisasse a música que quer enviar para o concurso. É Kan, a emissora oficial de Israel, que anunciou o desdobramento, dizendo queIsaac Herzog, o presidente israelense, concordou em aceitar o pedido, de forma que a cantora irá acatá-lo. 

O presidente enfatizou que neste momento em particular, quando aqueles que nos odeiam procuram afastar e boicotar o Estado de Israel em todas as fases, Israel deve fazer soar a sua voz com orgulho e cabeça erguida e levantar a sua bandeira em todos os fóruns mundiais, especialmente este ano", completou a emissora ainda.