Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gilson Dipp

Ex-vice-presidente do STJ, Gilson Dipp morre aos 78 anos

Gilson Dipp faleceu na última segunda-feira, 28 e a causa da morte não foi revelada

Redação Publicado em 29/11/2022, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gilson Dipp em entrevista - Reprodução/ Youtube /  Roda Viva
Gilson Dipp em entrevista - Reprodução/ Youtube / Roda Viva

Na última segunda-feira, 28, morreu o ministro Gilson Langaro Dipp, o ex-vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação foi confirmada pelo próprio STJ. Dipp ocupou os cargos de presidente da Quinta Turma e de vice-presidente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal (CJF). 

Ele atuou no STJ durante mais de 16 anos. Ele também foi membro, entre 2011 e 2013, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 29 de junho de 1998, ele tomou posse no STJ  e se aposentou em 25 de setembro de 2014.

Gilson nasceu em 1° de outubro de 1944, em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul e se formou em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1968.

Carreira de sucesso

Dipp tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 1989, e presidiu a corte entre 1993 e 1995. Além da atuação dele na magistratura, Langaro foi professor de direito civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e foi integrante da Comissão da Verdade. O ex-ministro era casado e deixa três filhos.