Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Exército russo faz auto sabotagem acidental ao derrubar torres de 3G

Os militares da Rússia eram dependentes do 3G para repassarem mensagens criptografadas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/03/2022, às 15h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de torre de sinal de internet - Divulgação/ Freepik/ vichailao
Fotografia meramente ilustrativa de torre de sinal de internet - Divulgação/ Freepik/ vichailao

Na segunda-feira passada, 7, o jornalista investigativo Christo Grozevdivulgou em sua conta pessoal do Twitter que as tropas da Rússia haviam cometido um grande erro durante sua invasão à Ucrânia

Isso, pois, os soldados russos derrubaram uma série de torres de 3G durante o conflito, o que sem dúvida dificultou a comunicação entre os ucranianos que estavam nos locais invadidos. 

Por outro lado, a comunicação do exército invasor com suas bases militares também dependia daquela infraestrutura, de forma que ocorreu uma auto sabotagem acidental, conforme repercutido pelo UOL.

O Kremlin havia criado uma rede criptografada que seria utilizada para a troca de mensagens codificadas. Sem o sinal de 3G, no entanto, o exército ficou impossibilitado de usar essa tecnologia desenvolvida em 2021. 

Os militares russos estão equipados de celulares seguros que não funcionam nas áreas em que eles estão", concluiu Grozev em sua publicação na rede social. 

A solução foi o uso de walkie-talkies e outros dispositivos mais comuns. Essa comunicação livre de criptografia, porém, permitiu que as forças ucranianas tivessem acesso às conversas realizadas entre os membros do exército inimigo.