Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Descoberta

Expedição descobre mais de 100 espécies marítimas e montanha subaquática no Chile

Um mundo subaquático foi revelado por uma expedição na costa chilena e diversas espécies novas foram encontradas

Redação Publicado em 27/02/2024, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chaunax encontrado em expedição - Reprodução / Schmidt Ocean Institute
Chaunax encontrado em expedição - Reprodução / Schmidt Ocean Institute

Embora os oceanos cubram quase 70% da superfície da Terra, apenas 5% de suas profundezas foram exploradas. Uma expedição recente à costa do Chile, no entanto, revelou um mundo subaquático surpreendente e cheio de vida, escondido em uma enorme montanha submersa.

Cientistas do Schmidt Ocean Institute descobriram essa montanha enquanto exploravam a cordilheira Salas y Gomez. A cordilheira, com 2.900 km de extensão, possui mais de 200 montes submarinos que se estendem da costa chilena até a Ilha de Páscoa.

Utilizando um robô subaquático, a equipe mapeou 52.777 km² do fundo do mar, alcançando profundidades de até 4.500 metros. Essa exploração resultou na descoberta de quatro novos montes submarinos, cada um com um ecossistema único.

Lula chicote vista no Chile - Reprodução / Schmidt Ocean Institute

O mais alto desses montes, batizado informalmente de Solito, eleva-se a 3.530 metros de altura — mais de quatro vezes a altura do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo!

A expedição também revelou uma variedade de criaturas estranhas e maravilhosas que habitam esse mundo subaquático inexplorado. Imagens capturadas pelo robô revelam um peixe vermelho brilhante (Chaunax) a 1.388 metros de profundidade, ouriços Oblong Dermechinus a 516 metros, uma curiosa lagosta atarracada empoleirada em coral a 669 metros, e uma rara lula chicote a 1.105 metros.

Outros achados

Outras descobertas notáveis incluem uma esponja em forma de teia, um coral em espiral e um ouriço pontiagudo.

Ouriço encontrado na expedição - Reprodução / Schmidt Ocean Institute

A Dra. Jyotika Virmani, Diretora Executiva do Schmidt Ocean Institute, explica que a identificação completa das espécies pode levar anos. "O Dr. Sellanes e sua equipe coletaram um número incrível de amostras desse tipo de biodiversidade incrivelmente belo e pouco conhecido", relata ela.

O Schmidt Ocean Institute, em parceria com o Nippon Foundation – Nekton Ocean Census Program, espera encontrar 100.000 novas espécies marinhas nos próximos dez anos. As novas criaturas descobertas na expedição chilena farão parte desse projeto, expandindo nosso conhecimento sobre a vida nos oceanos e a importância de sua preservação.