Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Explorador

Explorador aguarda resgate após sofrer hemorragia em caverna 1.120 metros abaixo do solo

Operação tem sido considerada um dos maiores resgates em cavernas já realizados no mundo

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 08/09/2023, às 08h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Explorador sofreu hemorragia em caverna - Divulgação/Redes sociais
Explorador sofreu hemorragia em caverna - Divulgação/Redes sociais

Um explorador norte-americano de 40 anos de idade sofreu uma hemorragia a mais de mil metros abaixo do solo e agora enfrenta uma corrida contra o tempo na Turquia, onde as equipes de resgate se mobilizam para salvá-lo. Identificado como Mark Dickey, o homem em questão explorava uma caverna local.

Na manhã de hoje, a Federação de Espeleologia da Turquia relatou que 150 equipes de resgate estão mobilizadas na tentativa de alcançar Dickey, que sofreu um sangramento gastrointestinal nas profundezas da caverna Morca, localizada próxima à costa mediterrânea turca.

De acordo com a federação, esta operação é um desafio logístico e técnico sem precedentes, podendo já ser considerada como um dos maiores resgates em cavernas do mundo. As informações são do portal de notícias UOL.

Nas profundezas

O norte-americano Mark Dickey adoeceu quando estava a uma profundidade de 1.120 metros, enquanto acompanhava uma equipe internacional de exploradores. Posteriormente, ele foi levado para um acampamento base situado a 1.040 metros de profundidade, onde recebeu uma infusão de sangue fornecida pelas equipes de resgate e médicos, conforme informou a Federação.