Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Faca de 2 mil anos

Faca de ferro com inscrição contém runa mais antiga já encontrada na Dinamarca

Com cerca de 2 mil anos, o objeto em questão foi encontrado por arqueólogos em uma sepultura próxima à cidade de Odense

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/01/2024, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Faca de ferro encontrada na Dinamarca - Divulgação/Museu Odense
Faca de ferro encontrada na Dinamarca - Divulgação/Museu Odense

Uma equipe de arqueólogos descobriu uma gravura em uma faca de quase 2.000 anos, a qual acredita-se ser a runa mais antiga já encontrada na Dinamarca.

A inscrição rúnica, que representa o alfabeto da língua escrita mais antiga da Dinamarca, foi identificada em uma faca de ferro de 8 cm, localizada em uma sepultura próxima à cidade de Odense, na ilha de Funen. Os cinco caracteres, cada um medindo cerca de 0,5 cm de altura, soletram "hirila", que significa "pequena espada" em nórdico antigo.

Jakob Bonde, curador do museu e arqueólogo da cidade responsável pela descoberta, inicialmente considerou a faca como comum, pois as runas não eram visíveis. No entanto, após a limpeza pelos conservadores, tornou-se evidente que continha uma palavra.

Segundo Bonde, acredita-se que a inscrição se refira à faca em si, em vez de ao proprietário, sobre o qual pouco se sabe, exceto que provavelmente era alguém de alto status na sociedade.

Estilo romano

Segundo informações do portal The Guardian, durante o período em questão, a Dinamarca estava conectada aos romanos, e aqueles de alta posição social procuravam imitar o estilo romano, importando e exibindo elementos romanos. A faca, que estará em exibição no Museu Odense a partir de 2 de fevereiro, será apresentada ao lado de outros artefatos encontrados no local.

A descoberta pode contribuir significativamente para o entendimento da história dinamarquesa, proporcionando uma visão única sobre a língua escrita durante a Idade do Ferro.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!