Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

Família é presa com material de apologia ao nazismo no Rio Grande do Sul

Adolescente de 14 anos, detido por ato análogo ao terrorismo, teria ganhado bandeira nazista como presente de seu pai

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 12/04/2023, às 12h20 - Atualizado às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Itens nazistas apreendidos em casa no Rio Grande do Sul - Divulgação/ Polícia Civil
Itens nazistas apreendidos em casa no Rio Grande do Sul - Divulgação/ Polícia Civil

Na noite da última terça-feira, 11, um adolescente de 14 anos e seus pais foram presos na cidade de Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O jovem por ato análogo ao terrorismo e seus familiares por apologia ao nazismo

A Polícia Civil informou, segundo repercutido pelo G1, que na casa da família foram encontrados bandeiras, gravuras de Adolf Hitler e Benito Mussoliniditadores da Alemanha nazista e da Itália fascista, respectivamente —, além de uma arma de fogo falsa, facas e canivetes. 

Gravura de Hitler e facas apreendidas em casa/ Crédito: Reprodução

As autoridades informaram que chegaram ao local após o monitoramento da troca de mensagens do jovem pelas redes sociais. Desta forma, a polícia conseguiu um mandado de busca e apreensão para investigar a residência. 

Presente do pai 

Em um primeiro momento, o alvo das investigações era apenas o jovem menor de idade, mas o delegado Marco Antônio de Souza explicou que a situação mudou depois da averiguação na imóvel. 

"A gente apresentou o adolescente e os pais, o pai e a mãe, à polícia exatamente porque não tinha como não estar sabendo do que estava acontecendo naquela casa dado o farto material que foi apreendido", diz. 

De acordo com o diretor do Grupamento de Operações Especiais da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, uma das bandeiras apreendidas no local, com um símbolo nazista, havia sido um presente dado pelo pai ao jovem. 

Bandeira com símbolo nazista e balaclava/ Crédito: Reprodução

Entrevistando o pessoal na casa e com as informações que a gente já tinha acerca da investigação, a gente conseguiu descobrir que a bandeira que faz apologia ao nazismo, inclusive, teria sido dada pelo pai ao adolescente", finalizou Marco Antônio

Vale lembrar que, segundo a Lei 7.716/1989 da Constituição, apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime com pena de reclusão que pode variar entre um a cinco anos de prisão, incluindo multa, dependendo do contexto do crime.