Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Luzes no céu

Fenômenos luminosos são avistados no céu na fronteira entre Rio Grande do Sul e Uruguai

Luzes foram avistadas na madrugada desta sexta-feira, 18

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 18/08/2023, às 10h48 - Atualizado em 22/08/2023, às 19h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luzes no céu na fronteira entre Uruguai e o RS - Divulgação / Observatório Heller & Jung
Luzes no céu na fronteira entre Uruguai e o RS - Divulgação / Observatório Heller & Jung

Na madrugada da sexta-feira, 18, o Observatório Heller & Jung, situado em Taquara, a aproximadamente 80 km de distância de Porto Alegre, documentou ocorrências luminosas sobre as nuvens de tempestade na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Esses fenômenos, conhecidos como sprites, foram capturados em imagens.

O professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, explica que os sprites são breves lampejos de luz de baixa intensidade que originam acima das tempestades acompanhadas de raios.

Ele explicou, de acordo com o portal de notícias G1, que esses "sprites são causados por descargas elétricas associadas a tempestades de raios que geram pulsos de energia elétrica ascendente. Esses pulsos podem excitar moléculas de gás na atmosfera superior, resultando em emissões de luz que se manifestam como os flashes luminosos característicos dos sprites."

Camadas altas da atmosfera

Representando um subtipo de Efeito Luminoso Transitório (TLE), os sprites ocorrem em camadas altas da atmosfera terrestre, situadas entre 50 e 100 quilômetros acima da superfície do planeta. Sua formação ocorre acima das nuvens de tempestade presentes em uma determinada região.

A conexão entre um raio e o solo também resulta em uma descarga elétrica que se projeta para a atmosfera superior, originando potencialmente um sprite.

O professor Jung esclarece que nem todas as tempestades dão origem a esses fenômenos luminosos, e quando ocorrem, as condições ideais são necessárias para a captura fotográfica. Além disso, é notoriamente desafiador observá-los a olho nu, devido às altitudes consideráveis e à breve duração do fenômeno.