Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Relógio do Apocalipse

Documentário conta a história do Doomsday Clock, o Relógio do Apocalipse

O Doomsday Clock, que marca a iminência do apocalipse a cada ano, considera eventos como guerras nucleares, mudanças climáticas e a propagação da desinformação

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/01/2024, às 08h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem presente no trailer do documentário - Divulgação/vídeo/Youtube/OutreMer Film
Imagem presente no trailer do documentário - Divulgação/vídeo/Youtube/OutreMer Film

O Relógio do Juízo Final, também conhecido como Relógio do Apocalipse, está prestes a revelar, nesta semana, se os seus ponteiros simbólicos, indicadores do tempo restante para potenciais eventos catastróficos, irão avançar ou retroceder em 2024.

Este dispositivo, que funciona como uma metáfora, utiliza um elemento visual universalmente reconhecido para alertar sobre os perigos que ameaçam tanto o planeta quanto seus habitantes, tais como uma guerra nuclear, as mudanças climáticas e a propagação da desinformação.

Quanto mais próximo da meia-noite, mais elevado é o risco. No ano de 2023, o Relógio do Juízo Final atingiu o seu ponto mais crítico, em parte devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

De acordo com o portal MediaTalks, a narrativa dessa contagem regressiva para um possível fim foi apresentada em um documentário lançado no final de 2023, com a participação de cientistas do Bulletin of The Atomic Scientists, incluindo 10 laureados com o Prêmio Nobel.

Armas nucleares

Os cineastas Dirk Van Den Berg e Pascal Verroust exploram a história que teve início em 1939, quando o cientista Albert Einstein alertou o governo dos EUA sobre o desenvolvimento de armas nucleares pela Alemanha. Esse alerta resultou na criação do Projeto Manhattan, destinado à produção de uma bomba atômica, posteriormente lançada sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial.

Mesmo diante dos esforços de alguns cientistas envolvidos na criação da bomba para impedir o seu uso, suas tentativas foram em vão. Conscientes do perigo representado por essa nova arma, Einstein e outros cientistas, incluindo o Robert Oppenheimer, cuja história é destaque em um filme premiado, fundaram o Boletim dos Cientistas Atômicos em 1945, dando origem ao Relógio do Juízo Final dois anos depois.

Desde então, o relógio marca simbolicamente a iminência do apocalipse a cada ano, refletindo eventos positivos ou negativos. O documentário completo está disponível para aluguel na plataforma Vimeo.