Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mar Negro

Fontes militares revelam ‘incidente’ no Mar Negro com aeronave de combate

O drone Reaper caiu no Mar Negro nesta terça-feira, 14, mas não se sabe a nacionalidade dele

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 14/03/2023, às 14h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um drone Reaper - Reprodução / Forças Aéreas dos Estados Unidos
Imagem de um drone Reaper - Reprodução / Forças Aéreas dos Estados Unidos

Nesta terça-feira, 14, duas fontes militares ocidentais disseram a uma agência de notícias que, no Mar Negro, um “incidente” aconteceu envolvendo um drone Reaper de fabricação americana, mas com nacionalidade desconhecida.

Uma das fontes entrevistadas comentou: "Alguma coisa aconteceu, mas não temos confirmação de que o drone tenha sido derrubado. Há uma investigação em curso”. O Mar Negro é uma área que, desde o início da guerra na Ucrânia, está sob forte vigilância da Otan.

O céu da área costuma ser palco de interações entre aeronaves e drones dos países dessa aliança militar e também das Forças Armadas russas. Devido à situação altamente inflamável com a Rússia, a fonte militar disse que “é possível que os canais diplomáticos amenizem o ocorrido”.

A aeronave

O drone Reaper, fabricado pela empresa americana General Atomics, é uma aeronave pilotada de forma remota, do tipo MALE, o que indica que é de média altitude e longo alcance. Esse aparelho é equipado com sensores ultramodernos, a fim de realizar operações de vigilância a uma velocidade de cruzeiro de 335 km/h.

Segundo a AFP, via UOL, a aeronave possui uma autonomia de mais de 24 horas de voo, e pode carregar diversos tipos de armas, incluindo bombas e mísseis. Em terra, a tripulação é de 4 pessoas. Outros países contam com drones Reaper, além dos Estados Unidos, como a Itália, a França, o Reino Unido e a Espanha.