Notícias » Paleontologia

Fóssil de dinossauro mais antigo da Ásia é descoberto

A nova espécie de estegossauro que viveu há 168 milhões de anos foi identificada por paleontólogos na China

Isabela Barreiros Publicado em 07/03/2022, às 13h19

Representação artística do dinossauro Bashanosaurus primitivus
Representação artística do dinossauro Bashanosaurus primitivus - Divulgação/BANANA ART STUDIO

Um fóssil de uma nova espécie de estegossauro que viveu na China há 168 milhões de anos é agora considerado o dinossauro mais antigo já descoberto na Ásia, descrito no periódico científico Journal of Vertebrate Paleontology.

Os pesquisadores encontraram ossos de ombros, coxas, costas, patas, costelas e placas situadas no dorso do animal, que funcionavam como uma espécie de armadura. Estima-se que o estegossauro media cerca de 2,8 metros do focinho até a ponta da cauda.

Embora o esqueleto tenha sido analisado, ainda não foi possível concluir se trata-se de um adulto ou filhote. A facilidade em identificar dinossauros do ramo Stegosauria em decorrência da “armadura”, cauda longa e cabeça pequena.

A recém-descoberta espécie foi batizada de Bashanosaurus primitivus em referência ao nome do local onde o fóssil foi encontrado. Bashan é o antigo nome da região chinesa de Chongqing, enquanto primitivus significa “primeiro” em latim.

Além de ter se tornado o mais antigo fóssil já descoberto na Ásia, o esqueleto se tornou um dos mais velhos escavados em todo o mundo. O dinossauro viveu durante o período Bajociano no Jurássico Médio.

“A China parece ter sido um lugar popular para diversidade dos estegossauros, onde viveram muitas espécies do grupo desde o Jurássico Médio até o fim do Cretáceo Inferior”, explicou a paleontóloga Susannah Maidment, do Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra, em nota.

A especialista destacou que o achado deve ajudar a entender mais sobre a evolução dos estegossauros durante o Jurássico Médio e possivelmente no começo da era jurássica, trazendo informações sobre as primeiras espécies de Ornitísquios, dinossauros com características de pássaros.