Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

França inaugura rua em homenagem ao jogador brasileiro Sócrates, em Paris

"Rua Dr. Sócrates" será inaugurada neste sábado, 30, em epicentro dos Jogos Olímpicos de 2024; nome é homenagem ao grande craque brasileiro da década de 1980

Éric Moreira Publicado em 29/03/2024, às 08h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emblemática fotografia de Sócrates em partida pela Seleção Brasileira de Futebol - Getty Images
Emblemática fotografia de Sócrates em partida pela Seleção Brasileira de Futebol - Getty Images

No próximo sábado, 30, a França prestará uma importante e emocionante homenagem a um dos maiores craques do futebol brasileiro da década de 1980: Sócrates. Em Paris, epicentro dos Jogos Olímpicos de 2024, será inaugurada a "Rue Doutor Sócrates".

Localizada dentro da Vila Olímpica — que vai se transforma em um bairro depois de receber os atletas — a rua, será inaugurada em evento que contará não só com a presença de ministros e autoridades francesas, como também o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Marcelo Freixo; o ex-jogador Raí (irmão do homenageado); filhos de Sócrates; e líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Vale mencionar que Sócrates não é conhecido somente por sua gloriosa carreira como jogador de futebol. Seu apelido, "dr. Sócrates", se deve ao fato de também ser formado em medicina; além de que ele também era bastante engajado politicamente, lutando contra a desigualdade no Brasil.

+ Neste dia, em 2011, morria Dr. Sócrates, relembre a carreira e o legado do jogador

Em entrevista ao colunista Jamil Chade, do UOL, aí destaca que embora Sócrates nunca tenha jogado por algum time da França, e que seja um ídolo em vários países além do Brasil, "não é coincidência" que ele seja homenageado primeiro pelos franceses: "A história da Revolução Francesa, os direitos humanos, toda a história da França humanista, de resistência, tudo isso se identifica muito com a própria história do Sócrates", afirma.

Não é só o que vai ficar como o legado da Olimpíada, mas também uma identificação com todos os valores que a França também representa", acrescenta Raí em entrevista.

Evento de homenagem

Além da inauguração da "Rue Doutor Sócrates", o evento de homenagem também vai contar com a inauguração de uma tela gigante com o rosto de Sócrates, feita pela artista brasileira Rafa Mon, que ficará exposta durante toda a Olimpíada. Com quase 500m², o painel estará exposto em um edifício de 20 andares, e poderá ser visto até mesmo da Basílica de Sacre Coeur, famoso ponto turístico de Paris.

Para a artista, retratar "uma figura como o Dr. Sócrates é uma honra". "Além de ser corinthiana [time pelo qual o ex-jogador fez história], eu sempre me identifiquei com as lutas e bandeiras que ele levantou durante sua vida. Poder representá-lo [...] é com certeza o trabalho mais emocionante e importante da minha vida."