Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Galáxia

Galáxia distante em espiral similar à Vila Láctea é detectada por Telescópio James Webb

A galáxia está a cerca de 1 bilhão de anos-luz de distância da nossa, e foi fotografada pelo telescópio

Redação Publicado em 15/02/2023, às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galáxia LEDA no canto inferior da imagem - Divulgação / NASA
Galáxia LEDA no canto inferior da imagem - Divulgação / NASA

Uma imagem capturada pelo Telescópio James Webb em 22 de maio de 2022 foi divulgada recentemente pela Nasa e exibe uma galáxia em espiral conhecida como Leda 2046648, que é similar à nossa.

Ela parece uma cópia morta da grande galáxia de Andrômeda, M31, ou até mesmo sua gêmea, a Via Láctea, nossa própria galáxia. A diferença é que a LEDA está a 1 bilhão de anos-luz de distância, de acordo com a Folha de S. Paulo.

A imagem foi obtida enquanto astrônomos ligados à Agência Espacial Europeia testavam a câmera do telescópio, a Near InfraRed Camera ou NIRCam. Ainda não se sabe se algum micróbio ou algo mais estaria tendo sucesso na Leda 2046648 ou em alguma das outras bolhas da imagem, assim como na nossa.

Telescópio James Webb

A ESA, em parceria com a Nasa e a Agência Espacial Canadense, construiu e opera o telescópio. Uma das principais missões do aparelho é explorar a era em que as primeiras galáxias e estrelas começaram a iluminar o universo. O segredo de Webb é a capacidade de detectar raios infravermelhos.

Além desses raios, o telescópio também capta radiação eletromagnética de comprimentos de onda mais longos do que a luz visível, que não é visível aos olhos humanos.