Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pré-Viking

Menina que encontrou espada de 1 300 anos é recompensada pelo governo da Suécia

Saga Vanecek, de oito anos, descobriu a relíquia enquanto brincava em lago perto de sua casa

Letícia Yazbek Publicado em 16/01/2019, às 14h34 - Atualizado às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saga Vaneck encontrou uma espada pré-viking dentro de um lago - Museu do Condado de Jönköping
Saga Vaneck encontrou uma espada pré-viking dentro de um lago - Museu do Condado de Jönköping

Em 2018, a garota sueca Saga Vanecek, de oito anos, encontrou uma espada viking enquanto nadava no lago Vidöstern, em Tånnö, localizado próximo à casa de verão de sua família. Agora, os Conselhos de Patrimônio Nacional Sueco vai oferecer à menina uma recompensa de 15 mil coroas suecas – o equivalente a 1 670 dólares.

Saga brincava na beira do lago quando descobriu a relíquia."Eu estava lá fora na água, jogando paus, pedras e outras coisas para ver até onde eles pulam, e depois encontrei uma espécie de pau", disse Saga ao The Local. “Eu peguei e deixei cair na água, mas tinha uma alça, e vi que era um pouco pontudo no final e todo enferrujado”.

Saga Vaneck e a espada encontrada dentro do lago Andrew Vanecek

A família de Saga informou a descoberta às autoridades, e a espada foi encaminhada aos especialistas do Museu do Condado de Jönköping. Os pesquisadores determinaram que o objeto data de 650 a.C. a 770 a.C., período que precede a Era Viking. “Ele tem cerca de 85 centimetros de comprimento e possui madeira e metal preservados em volta”, afirma o arqueólogo Mikael Nordström.

Espada tem cerca de 85 centímetros de comprimento Museu do Condado de Jönköping

As más condições da espada não impediram que Saga recebesse uma boa recompensa. Segundo Anna Östling, do Conselho do Patrimônio Nacional, “quando um achado recebe muita atenção, como neste caso, aumenta as expectativas do valor”. A quantia exata foi estabelecida por um avaliador independente com conhecimento de arqueologia e da indústria de leilões.

A espada está passando por um processo de conservação que deve durar cerca de um ano. Depois, será exposta no Museu do Condado de Jönköping.