Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Biologia

'Gigassol': Pesando igual bola de boliche, girassol vai ao livro dos recordes com 6,44 kg

O recorde foi auditado pelo Guinness World Record e conta com técnica cuidadosa para atingir tamanho recorde

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 25/02/2023, às 09h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Girassol recordista em fotografia - Divulgação / Guinness World Records
Girassol recordista em fotografia - Divulgação / Guinness World Records

Uma cabeça de girassol se tornou, oficialmente, a maior e mais pesada do mundo após ser medida e pesada por auditores do "Guinness World Records", que produzem os livros anuais de recordes mundiais. A nova recordista foi divulgada na última quarta-feira, 22, com medidas impressionantes.

Plantado pela família Fortey, cuja fazenda é localizada no País de Gales, o girassol foi cultivado durante 20 semanas, sendo plantado em maio do ano passado e colhido em outubro. No período, a flor atingiu uma altura de 3,35 metros e sua cabeça chegou a 6,44 quilos, mesmo peso de uma bola de boliche.

Se engana quem acredita que o feito é inédito pra família; eles já são donos de outros três recordes do Guinness, tendo a maior folha de girassol já vista, a planta de batata mais alta ao atingir 2,84 m, além da beterraba mais pesada, de 23,99 kg. O quarto e mais recente é apenas uma atualização do anterior, que já era deles, mas com a cabeça de girassol pesando apenas 5,21 kg.

Como ficou tão grande?

De acordo com a família, a linha de sementes é desenvolvida pela família de maneira natural há mais de 100 anos, testando o nível de acidez do solo e variando a adubagem para um melhor resultado. No caso do girassol recordista, até mesmo fezes de morcego, com alto teor de potássio, foram adicionadas para auxiliar no crescimento.