Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Goiás: Pesquisadores encontram sítio arqueológico de 3,5 mil anos

Mais de 3 mil artefatos foram descobertos no local chamado de ‘Toca da Anta’

Penélope Coelho Publicado em 02/02/2022, às 07h52 - Atualizado às 09h30

Escavação realizada na 'Toca da Anta' - Divulgação/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Escavação realizada na 'Toca da Anta' - Divulgação/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Na última segunda-feira, 31, foi divulgada a informação de uma descoberta realizada em Montes Claros de Goiás, a cerca de 270 quilômetros da capital, Goiânia.

Trata-se de um sítio arqueológico encontrado na região. O local batizado de ‘Toca da Anta’ tem aproximadamente 3,5 mil anos, como divulgado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com informações publicadas pela Agência Brasil, no local foram encontrados artefatos de cerâmica e pedra, além de ferramentas de corte e fragmentos de vasilhas. No total, 3.229 artefatos foram recolhidos em uma busca realizada na área de 7.640 metros quadrados.

Segundo revelado na reportagem, paredões com pinturas rupestres também foram achados na ‘Toca da Anta’. Segundo o Iphan, toda a área já foi limitada e está sendo preservada. O local já foi cadastrado e os achados estão sob os cuidados do Museu Histórico de Jataí.

Após as amostras terem sido enviadas para análises, concluiu-se que o sítio arqueológico em questão abrigou pelo menos dois grupos distintos: horticultores-ceramistas e caçadores-coletores.