Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Governo iraniano ameaça celebridades que apoiam manifestações pró-mulheres

País vive onda de protestos após morte de jovem que não usava hijab

Fabio Previdelli Publicado em 29/09/2022, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Após a morte da jovem curda Mahsa Amini, de 22 anos, por não usar hijab durante uma visita a parentes que moram na cidade de Teerã, capital do Irã, uma onda de protestos se iniciou no país

Nesta quinta-feira, 29, porém, as autoridades iranianas lançaram um alerta para tentar cessar a onda de manifestações. O anúncio, em especial, foi destinado às celebridades, informou a AFP. 

Tomaremos ações contra os famosos que sopraram as brasas” dos “distúrbios", declarou Mohsen Mansouri, governador do Teerã. 

Onda de protestos

A fala se deu após diversos atletas, cineastas e outras figuras populares importantes do país se manifestarem pedindo para o governo ouvir as demandas da população. Um exemplo disso é o diretor Asghar Farhadi, vencedor do Oscar, que clamou para que o mundo mostrasse “solidariedade” com os manifestantes. A fala aconteceu no último domingo, 25. 

"Convido todos os artistas, cineastas, intelectuais, ativistas dos direitos civis em todo mundo (...) todos que acreditam na dignidade humana e na liberdade, a se solidarizarem com as poderosas e corajosas mulheres e homens do Irã, fazendo vídeos, escrevendo, ou de qualquer outra maneira", declarou em suas redes sociais.