Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bolsonaro

Governo solicita que militar faça 'segurança de familiar' em viagem de Bolsonaro

Uma militar será encaminhada aos EUA para chegada de Bolsonaro; Palácio do Planalto ainda não confirmou viagem

Redação Publicado em 28/12/2022, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bolsonaro em vídeo orientando remoção de bloqueios - Divulgação / Redes sociais
Bolsonaro em vídeo orientando remoção de bloqueios - Divulgação / Redes sociais

Em virtude da futura viagem do presidente Jair Bolsonaro para os Estados Unidos, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou um comunicado via "Diário Oficial da União" nesta quarta-feira, 28, solicitando que um sargento do Exército acompanhe a viagem para executar a "segurança de familiar" do presidente.

Entretanto, vale ressaltar que ao ser perguntado em relação ao planejamento de Bolsonarode deixar o país, o Palácio do Planalto não confirmou se a viagem será realmente realizada.

Viagem

Conforme repercutido pelo G1, desde que Lulafoi eleito no fim de outubro como próximo presidente do Brasil, Bolsonaro não apareceu na maioria dos seus compromissos oficiais e também deixou de realizar falas públicas.

Visando não passar a faixa presidencial para Lula na cerimônia de posse no dia 1º de janeiro de 2023, Bolsonaro deve realizar a viagem ao exterior até sexta-feira, 30. Marco Aurélio Carvalho, coordenador do grupo jurídico Prerrogativas, analisa o caso do presidente como uma "fuga" e pretende entrar com uma ação pública no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a viagem.

A segundo-sargento Aline Amâncio Oliveira será responsável por fazer a "segurança de familiar" do presidente Jair Bolsonaro. Ainda segundo a fonte, é um hábito da Segurança Institucional que militares acompanhem viagens de autoridades como forma de garantir a segurança da chegada.

A agente de segurança pessoal da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do GSI deve ir nesta quarta-feira, 28, aos Estados Unidos, e deve voltar quinta-feira, 29.