Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Posse

Segurança: carro blindado na posse de Lula é recomendado

A cerimônia de posse acontecerá no próximo domingo, 1 de janeiro de 2023, e pode contar com protocolos pouco usuais

Redação Publicado em 26/12/2022, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula durante evento - Getty Images
Lula durante evento - Getty Images

Faltando menos de uma semana para a posse do novo presidente eleito do Brasil, LuizInácio Lula da Silva (PT), a equipe que trabalha na segurança de Lula recomenda que o eleito, no próximo domingo, 1 de janeiro, use um carro blindado ao invés de um carro aberto para o desfile de posse na Esplanada dos Ministérios.

As pessoas ao redor do presidente resistem à ideia da quebra da tradição ao desfilar em um carro blindado, mas a decisão referente a qual carro usar deverá ser tomada por Lula.    

Segundo apurou o jornal O Globo, policiais da equipe de segurança dizem que a bomba que foi encontrada no último sábado, 24, no Aeroporto de Brasília, pode ser um dos fatores que influenciem no planejamento do desfile de posse. Ainda, é avaliado que no cenário dos dias de hoje, Lula use o carro blindado para seu desfile de posse. 

Técnicas 

Caso Lula decida desfilar em carro aberto ou não, policiais estão preparando algumas análise para que o presidente eleito decida acerca da situação. Dentre essas análises, estão o caminho que será percorrido caso Lula queira fazer em carro aberto seu desfile de posse, os riscos que o carro aberto proporciona no cenário atual e a possibilidade do caminho ser feito com um carro blindado.

Ainda, caso Luiz Inácio decida usar o carro aberto, é se o Rolls Royce presidencial será utilizado, já que em coletiva de imprensa, a Janja, esposa de Lula, comentou sobre o banco danificado que o veículo está. Nesta semana, o veículo irá passar por uma inspeção da polícia federal. 

Mesmo com recomendações da Polícia Federal, as pessoas ao redor de Lula acreditam que o presidente eleito vai querer fazer o percurso com um carro que não seja blindado, pois Lula deseja fazer o caminho de maneira próxima às pessoas que vão estar na Esplanada, sem contar ainda do tom popular que a celebração contém.