Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Gratuidade do transporte público é aplicada por mais de 40 municípios brasileiros

Cidades de diferentes estados têm implantado projetos de tarifa zero para uso de ônibus

Redação Publicado em 14/09/2022, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ônibus passa pelas ruas de Caeté - Divulgação / vídeo / Youtube
Ônibus passa pelas ruas de Caeté - Divulgação / vídeo / Youtube

Conforme dados levantados pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), ao menos 43 cidades brasileiras já implantaram projetos de tarifa zero no transporte público, a fim de que todos possam utilizar os serviços de ônibus de forma gratuita.

Os municípios, segundo informações do G1, estão espalhados pelos estados do Ceará, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Na maior parte dessas localidades, é a prefeitura quem arca com os gastos.

Cidades de pequeno porte

"Temos algumas cidades de porte médio, mas, de maneira geral, são cidades pequenas (que aplicam a tarifa zero), onde o sistema de transporte não representa um custo bastante significativo", declarou o diretor de gestão da NTU, Marcos Bicalho dos Santos ao portal de notícias.

"Outra característica é que muitos desses municípios têm receitas advindas de algum tipo de atividade econômica realizado em seu território, abrindo espaço no orçamento para a cobertura desses custos", explicou.

Mais de 10 dessas cidades estão localizadas no estado de Minas Gerais, incluindo Caeté, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O município, que começou a arcar com os custos do sistema municipal de ônibus em julho de 2021, gasta cerca de R$ 215 mil por mês com o transporte.

"Antes da pandemia, circulavam mensalmente 50 mil pessoas nos ônibus da cidade, pagando uma tarifa de R$ 4. Hoje, mais de 90 mil pessoas utilizam o transporte todos os meses, de forma gratuita. Tal medida beneficiou toda a economia da cidade, uma vez que grande parte dos usuários é frequente nos ônibus e pode utilizar o dinheiro economizado no comércio e em outros serviços", disse, em nota, a Prefeitura de Caeté.