Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Grupo armado dispara foguetes do sul do Líbano contra Israel

Três rajadas de foguetes foram lançadas a partir do Líbano contra Israel nesta terça-feira, 10

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 10/10/2023, às 13h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Eduardo Castro por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Eduardo Castro por Pixabay

Três rajadas de foguetes foram lançadas a partir do sul do Líbano em direção ao norte de Israel, de acordo com uma fonte de segurança citada pela Reuters. O ataque foi atribuído a facções palestinas e marca o terceiro dia consecutivo de violência na fronteira entre Israel e o Líbano. As autoridades israelenses prometeram retaliar o ataque com fogo de artilharia.

Um dia após o ataque surpresa do Hamas contra Israel, ocorrido no sábado, o grupo Hezbollah usou uma posição no Líbano para disparar mísseis e artilharia contra os campos de Shabaa, localizados na fronteira entre os dois países. Representantes do Hezbollah, que é tanto um grupo armado quanto um partido político, justificaram o ataque como uma demonstração de "solidariedade" ao povo palestino.

Resposta israelense

De acordo com o portal de notícias UOL, no dia seguinte, Israel realizou um bombardeio no Líbano que resultou na morte de várias pessoas, incluindo três combatentes do Hezbollah.

Até o momento, o Hezbollah não abriu uma segunda frente de batalha significativa contra Israel. Já o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, declarou que o Líbano não deseja se envolver na guerra entre Israel e o Hamas e que a prioridade é "manter a segurança e a estabilidade no sul do Líbano".