Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Há 5 anos Notre Dame sofria com incêndio, agora catedral se prepara para reabrir

Acometida pelo fogo em 15 de abril de 2019, Catedral de Notre Dame está em fase final de restauração e reabertura já tem data definida

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 15/04/2024, às 12h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da catedral de Notre-Dame de Paris após o incêndio - Getty Images
Imagem da catedral de Notre-Dame de Paris após o incêndio - Getty Images

Há exatos cinco anos, em 15 de abril de 2019, um incêndio devastou a Catedral de Notre Dame, em Paris. A reabertura do local, segundo Philippe Jost, presidente do órgão público encarregado de supervisionar a reconstrução, está prevista para 8 de dezembro deste ano

+ Reconstrução da catedral de Notre-Dame revela pioneirismo no uso de ferro

A construção, em estilo gótico, considerada patrimônio mundial da Unesco, está sendo reconstruída por quase 250 empresas, além de centenas de artesões, arquitetos e diversos outros profissionais. 

A primeira etapa da reforma, concluída em meados de 2021, teve como foco a remoção dos escombros, custando cerca de 150 milhões de euros (algo na casa dos R$ 775 milhões segundo a cotação da época). Segundo o UOL, as obras foram prolongadas devido à pandemia da Covid-19. 

Depois foram iniciadas as obras de restauração não só na catedral, mas também nas inúmeras oficinas de artesões que fizeram o trabalho remoto de reparação, da recriação de vitrais e pedras, ou da reconstrução idêntica da estrutura de madeira da catedral. 

Para essa fase, terminada em março e considerada a mais complexa do projeto de restauração, foi necessário a remoção de mais de mil árvores bicentenárias, segundo a AFP. Elas foram selecionadas das florestas francesas. 

Em fevereiro deste ano, já voltou a ser visível a agulha da catedral, projetada originalmente no século 19 pelo arquiteto Viollet-le-Duc. Nesta etapa, já quase concluída, também foram limpos as paredes, vitrais, decorações e abóbadas de Notre Dame

É realmente maravilhoso, todas essas cores haviam desaparecido completamente. Estou descobrindo-as agora", disse Guillaume Normand, vice-reitor de Notre Dame, à AFP. 

As obras no teto, coro e agulha de Notre Dame deverão ser concluídas já no verão do hemisfério norte, mesmo período em que ficará pronta a restauração do piso xadrez em preto e branco. Um sistema contra incêndios também será instalado.

Os gastos

O orçamento total para essa fase da reconstrução está abaixo do valor estimado inicialmente de 550 milhões de euros (algo por voltas dos 3 bilhões de reais), conforme relatou Jost

A AFP relembra que, após o incêndio, Notre Dame recebeu um movimento solidário de todo o mundo com doações que somaram 846 milhões de euros (R$ 4,6 bilhões). Deste montante, 150 milhões ainda serão destinados para restauração de partes exteriores. 

Antes do incêndio, a Catedral de Notre Dame recebia cerca de 12 milhões de visitantes todos os anos. Após a reforma, monsenhor Olivier Ribadeau-Dumas, reitor de Notre Dame, acredita que o número alcançara de "13 a 14 milhões", finaliza a AFP.