Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Harry se pronuncia sobre morte de Elizabeth II: “Obrigado pelo seu sorriso contagiante”

Nesta segunda-feira, 11, príncipe Harry publicou uma nota oficial sobre a morte de sua avó, a rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos na semana passada

Fabio Previdelli Publicado em 12/09/2022, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe Harry e rainha Elizabeth II - Getty Images
Príncipe Harry e rainha Elizabeth II - Getty Images

Na manhã desta segunda-feira, 11, o príncipe Harry se pronunciou pela primeira vez sobre a morte de sua avó, a rainha Elizabeth II, que faleceu na última quinta-feira, 8, aos 96 anos — sendo 70 deles à frente do trono do Reino Unido. 

Em um comunicado oficial, Harry celebrou os momentos que teve ao lado da avó, desde suas ‘primeiras lembranças de infância’ até o momento em que ‘conheceu sua esposa, Meghan Markle, e abraçou seus bisnetos’. 

Harry ainda disse sentir muita saudade da monarca, assim como o resto do mundo, e afirmou que ela foi uma “bússola orientadora” para tantas pessoas em “seu compromisso com o serviço e o dever”. 

Adeus “Vovó”

Confira abaixo a nota completa escrita pelo príncipe Harry em despedida à rainha Elizabeth II:

"Ao celebrar a vida de minha avó, Sua Majestade, a Rainha — e ao lamentar sua perda — todos nós lembramos da bússola orientadora que ela foi para tantos em seu compromisso com o serviço e o dever. Ela era admirada e respeitada globalmente. Sua graça e dignidade inabaláveis ​​permaneceram verdadeiras ao longo de sua vida e agora seu legado eterno. 

Vamos repetir as palavras que ela falou após a morte de seu marido, o príncipe Philip, palavras que podem trazer conforto a todos nós agora: ‘A vida, é claro, consiste em despedidas finais, bem como em primeiros encontros.’

Vovó, embora esta despedida final provoque uma grande tristeza, eu sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros — das minhas primeiras lembranças de infância, ao nosso primeiro encontro como Comandante-em-chefe, até o primeiro momento em que conheceu minha querida esposa e quando abraçou seus bisnetos amados.

Eu aprecio esses momentos compartilhados com você e os muitos outros momentos especiais entre eles. Você já faz muita falta, não apenas por nós, mas por todo o mundo. E como são os primeiros encontros, agora honramos meu pai em seu novo papel de rei Charles III.

Obrigado pelo seu compromisso com o serviço. Obrigado por seu conselho. Obrigado pelo seu sorriso contagiante. Nós também sorrimos sabendo que você e o vovô estão reunidos agora, e ambos juntos em paz.”