Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Neste dia, em 2022, a Rainha Elizabeth II morria aos 96 anos

Rainha mais tempo no trono do Reino Unido, Elizabeth II faleceu aos 96 anos no ano passado

Redação Publicado em 08/09/2022, às 14h35 - Atualizado às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II em evento oficial - Getty Images
Rainha Elizabeth II em evento oficial - Getty Images

Há 1 ano, a rainha Elizabeth II falecia aos 96 anos. No dia 8 de setembro de 2022, foi divulgado pelo Palácio de Buckingham que a rainha passava por supervisão médica após a equipe responsável demonstrar preocupação com o seu estado de saúde. 

Apesar de 'confortável', os membros da família real foram chamados para acompanhar a monarca no Palácio de Balmoral, Escócia. Enquanto Charles, sucessor do trono, estava com a mãe, e Andrew, Anne e Edward viajaram para encontrar a rainha. 

No mês de outubro de 2021, a rainha passou a apresentar alguns problemas de saúde. Seguindo recomendações médicas para o cancelamento de viagens e eventos, Elizabeth II chegou a ficar internada para a realização de exames.

Outro problema de saúde se deu em fevereiro do ano passado, quando a monarca contraiu covid-19. Apesar de lidar com sintomas leves, Elizabeth II foi forçada a reduzir sua participação em compromissos oficiais. Chamou atenção, por exemplo, a ausência da rainha nas festividades do Jubileu de Platina, que celebrou os seus anos como rainha da Inglaterra.

Nascida em 21 de abril de 1926, a inglesa viu sua vida mudar com a abdicação de seu tio rei, Edward VIII, do trono britânico. Fazendo com que seu pai, George VI, assumisse a coroa e a responsabilidade um dia fosse sua.

Quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, em 1939, Elizabeth Alexandra Mary tinha apenas 13 anos de idade. Já nos estágios finais do conflito, a futura rainha, na época com 19 anos, decidiu atuar no serviço militar britânico, como motorista e mecânica.

Coroada em 1953, após a morte de seu pai, Elizabeth II foi a monarca que por mais tempo ocupou essa posição. A rainha foi uma das principais figuras da História do século 20 e 21.

Sabe-se que 15 primeiros-ministros britânicos já acompanharam a monarca no poder da Grã-Bretanha ao longo dos anos. Em quase um século de vida, a soberana presenciou diversos momentos históricos marcantes.

Com a morte da rainha, quem assumiu o trono foi seu filho mais velho, o então príncipe Charles. Ao lado da rainha Camilla, ele busca a modernização da monarquia.