Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Museu do Ipiranga

Historiador do Museu do Ipiranga esclarece lenda sobre Dom Pedro I

Um dos pontos turísticos mais fascinantes de São Paulo, o Museu do Ipiranga carrega uma lenda urbana entre os visitantes

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 15/01/2024, às 13h36 - Atualizado em 18/01/2024, às 09h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Museu do Ipiranga (à esqu.) e Dom Pedro I (à dir.) - Vitor Lima e Simplício Rodrigues de Sá - Museu Imperial de Petrópolis
O Museu do Ipiranga (à esqu.) e Dom Pedro I (à dir.) - Vitor Lima e Simplício Rodrigues de Sá - Museu Imperial de Petrópolis

Reinaugurado após anos de espera por parte dos brasileiros, o Museu do Ipiranga é um dos pontos turísticos mais fascinantes da cidade de São Paulo. Construído na década de 1880, o prédio surgiu como uma homenagem à independência do país. 

Pelo fato de Dom Pedro I ser um dos principais nomes do processo de independência do Brasil, muitos passaram a imaginar que o edifício fora residência do imperador no passado. Indo além, muitos também acreditam que o local também já foi moradia de Dom Pedro II, filho de Pedro I e último imperador do país.

No entanto, a verdade está bem distante desse boato que pode confundir os visitantes do museu. Durante participação no especial 'Mistérios de São Paulo', do Antena Paulista, Paulo Garcez Marins, historiador e também curador da instituição, relembra que o prédio do Museu do Ipiranga foi construído mais de 50 anos após o falecimento de Dom Pedro I.

"Essa é uma confusão frequente nos visitantes porquê, afinal de contas, esse é o lugar de comemoração da Independência do nosso país, mas ele (o imperador), na verdade, morava no Rio de Janeiro", disse ele ao especial. "Dom Pedro I faleceu na década de 1830 e esse prédio foi construído na década de 1880, mais de 50 anos depois". 

Até mesmo Dom Pedro II foi alvo de confusão nessa história, no entanto, ele vivia no Rio de Janeiro, no Palácio da Quinta da Boa Vista. 

Dom Pedro II também morava no Rio, no Palácio da Quinta da Boa Vista. E, no verão, ele subia com a família para o Palácio de Petrópolis, que era uma residência privada dele”, disse Marins ao veículo.

O Museu do Ipiranga foi construído entre 1885 e 1890. Uma curiosidade é que a inauguração oficial ocorreu em 7 de setembro de 1895, ou seja, quando o país já vivia a República. Além disso, o objetivo sempre foi servir como um local de homenagem à independência do Brasil.