Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Homem é preso por peregrinar a Meca em homenagem a Elizabeth II na Arábia Saudita

Ele segurava faixa em que era possível ler: “pela alma da rainha Elizabeth II, pedimos a Deus que a aceite no céu e entre os justos”

Redação Publicado em 13/09/2022, às 08h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II em 2010 - Getty Images
A rainha Elizabeth II em 2010 - Getty Images

Um homem foi preso na Arábia Saudita após uma alegação de ter peregrinado até a cidade sagrada muçulmana de Meca em homenagem à rainha Elizabeth II. O saudita afirmou ter viajado em uma peregrinação “umrah” em nome da britânica.

Segundo destacou o The Guardian, esse tipo de peregrinação pode ser feita a qualquer momento, embora não seja permitida a não-muçulmanos, como Elizabeth II. Não se trata da famosa peregrinação hajj, que acontece uma vez no ano e conta com milhões de pessoas.

Em um vídeo publicado pelo próprio sujeito nas redes sociais, que circulou nas plataformas sauditas, era possível vê-lo segurando uma faixa em que estava escrito: “Umrah pela alma da rainha Elizabeth II, pedimos a Deus que a aceite no céu e entre os justos”.

O governo do país proíbe que peregrinos a Meca carreguem faixas ou cantem slogans durante a viagem e especialmente dentro da Grande Mesquita de Meca, local mais sagrado do Islã.

Prisão do homem

Após a publicação da filmagem na segunda-feira, 12, o homem de nacionalidade iemenita foi preso pelas forças de segurança da Grande Mesquita. “Ele foi preso, medidas legais foram tomadas contra ele e ele foi encaminhado ao Ministério Público”, informou uma nota divulgada pela mídia estatal.

As autoridades “prenderam um residente de nacionalidade iemenita que apareceu em um videoclipe carregando uma faixa dentro da Grande Mesquita, violando os regulamentos e instruções para umrah”, acrescentou o comunicado.