Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cárcere

Homem mantém mãe de 94 anos em cárcere privado por 3 anos em motel em Olinda

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, idosa ficou mantida por 3 anos em quarto de motel sob condições insalubres; ela tinha, ainda, renda mensal de R$ 15 mil, administrada pelo filho

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 21/03/2023, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotos tiradas dentro de quarto de motel onde idosa era mantida em cárcere privado - Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco
Fotos tiradas dentro de quarto de motel onde idosa era mantida em cárcere privado - Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco

Na última quinta-feira, 16, um homem foi preso na cidade de Olinda, na Grande Recife, Pernambuco, acusado de praticar maus-tratos e manter em cárcere privado a própria mãe, uma idosa de 94 anos, em um quarto de motel. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, ela teria passado três anos no local, vivendo sob condições insalubres, como informado em nota divulgada na segunda-feira, 20; a corporação ainda disse que o local era sujo e tinha forte cheiro de urina.

Conforme relatado pelos agentes, a vítima estava "magra e sem nenhuma orientação de tempo e espaço, pois nem sequer uma janela era aberta". Além disso, ela foi encontrada sem roupas e usando somente uma fralda, enrolada em cobertas, como informado pelo g1.

Identificamos esses maus-tratos. A idosa estava sem dignidade, sem se alimentar direito e sem ver a luz do dia", disse a delegada responsável pelo caso, Nívea Lima, em entrevista coletiva.
Foto do interior do quarto de motel, com bastante lixo acumulado
Foto do interior do quarto de motel, com bastante lixo acumulado / Crédito: Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco

Desfecho

Logo após ter sido encontrada, a idosa foi socorrida por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhada para o Hospital Tricentenário, também na cidade de Olinda. Segundo os médicos, o quadro de saúde dela é "estável".

Além do mais, também foi descoberto que a idosa, sozinha, possui imóveis e uma renda mensal no valor de R$ 15 mil — dinheiro este que, no entanto, era administrado pelo filho. "Estamos dialogando com o Ministério Público para definir o futuro dela. Soubemos que ela está bem, no hospital. É bem provável que ela siga para um abrigo", acrescenta a delegada Lima.

O homem, por sua vez, foi acusado de maus-tratos contra a própria mãe, além de cárcere privado no contexto de violência doméstica e familiar. Quando encaminhado para audiência de custódia, teve prisão preventiva decretada. A identidade de ambas as pessoas, mãe e filho, não foi revelada.

Por fim, os agentes da Polícia Civil revelaram que tiveram conhecimento do caso após denúncias anônimas. Na entrevista coletiva, a delegada responsável pelo caso também explicou por que motivo, mesmo depois de 3 anos, os donos do motel não acionaram as autoridades:

"Ele alugou esse quarto e disse que a casa da família estava em reforma. Durante todo esse tempo, ele rejeitou o serviço de quarto e a limpeza. Os proprietários do motel não são obrigados a denunciar nem têm autorização para entrar sem o consentimento do cliente", afirmou a delegada Nívea Lima.