Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Caverna

Homem que passou mal em caverna é resgatado após 9 dias com hemorragia

Cientista estava a mais de mil metros de profundidade; caso ocorreu na Turquia

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 12/09/2023, às 07h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ccientista Mark Dickey ficou preso em caverna - Divulgação/Redes sociais
O ccientista Mark Dickey ficou preso em caverna - Divulgação/Redes sociais

O espeleólogo americano — profissional que estuda cavidades naturais — que ficou doente em 2 de setembro enquanto explorava uma gruta no sul da Turquia, foi resgatado com sucesso e retornou à superfície nesta terça-feira, 12 de setembro, no horário local.

Mark Dickey, de 40 anos, passou nove dias preso dentro da gruta, sofrendo uma hemorragia interna durante todo esse período. Ele foi resgatado por uma equipe internacional de socorristas, e a operação de resgate foi declarada um sucesso pela Federação Espeleológica Turca.

Problemas de estômago

Seegundo indormações da agência ANSA Brasil, o explorador teve problemas de estômago enquanto explorava as profundezas da Gruta Morca, um complexo remoto de passagens subterrâneas sinuosas nas montanhas do Tauro, no sul da Turquia. Dickey começou a se sentir mal a uma profundidade de 1,1 mil metros, e o resgate foi considerado uma das operações de salvamento subterrâneo mais complexas da história.

Uma equipe de mais de 200 socorristas, incluindo outros exploradores e médicos, trabalhou incansavelmente para removê-lo em segurança da caverna.