Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Desenho

Homem russo é condenado após filha fazer desenho contra guerra na Ucrânia

A menina, que tem 13 anos, pode ser enviada para um orfanato

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/03/2023, às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bandeira ucraniana - Getty Images
Bandeira ucraniana - Getty Images

Um pai russo, Alexei Moskaliov, foi condenado a dois anos de prisão por "desacreditar" as forças armadas russas, depois que sua filha de 13 anos fez um desenho em sala de aula mostrando mísseis indo em direção a uma mulher e uma criança com uma bandeira ucraniana. O desenho foi considerado uma crítica à ofensiva militar russa na Ucrânia e a diretora da escola imediatamente alertou a polícia.

Enquanto investigavam o pai, as autoridades descobriram postagens online que criticavam a operação em território ucraniano, levando Moskaliov a julgamento. Ele foi colocado em prisão domiciliar, enquanto que sua filha foi levada para uma família de acolhimento e privada de qualquer contato com o pai.

Condenação

De acordo com a agência de notícias RFI, o tribunal de Efremov anunciou, nesta terça-feira, 28, que Moskaliov havia desaparecido e que ele foi condenado à prisão na sua ausência.

O caso, que causou indignação na Rússia, é um exemplo da repressão do Kremlin contra pessoas que se opõem à operação militar na Ucrânia. Muitas celebridades e cidadãos comuns já foram presos e condenados por criticarem a guerra.

Petição online

Uma petição online foi lançada exigindo a devolução da filha de Moskaliov ao pai, apesar da pressão das autoridades. Um segundo julgamento em abril decidirá o destino da família, e o advogado de Moskaliov teme que a filha seja enviada para um orfanato.