Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crimes

Homem tem condenação por homicídio anulada após reportagem jornalística

A reportagem descreveu o advogado que representou o norte-americano como "perigosamente incompetente", fazendo com que seu caso fosse revisitado

Ingredi Brunato Publicado em 30/11/2023, às 14h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de CJ Rice - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Fotografia de CJ Rice - Divulgação/ Arquivo Pessoal

Em 2011, um rapaz estadunidense chamado CJ Rice, então com apenas 17 anos, foi condenado por homicídio em conexão a um tiroteio ocorrido na cidade da Filadélfia, no estado norte-americano da Pensilvânia, EUA. 

Recentemente, porém, após doze anos cumprindo sentença, ele teve sua condenação anulada após uma juíza distrital revisitando o caso concluir que "o advogado de julgamento prestou assistência ineficaz".

A questão veio a público após uma reportagem investigativa de 2022 realizada pelo jornalista Jake Tapper, âncora da CNN. O interesse do repórter pela situação se devia ao fato que seu pai, Theodore S. Tapper, trabalhava como médico na área de pediatria, e acontecia de ter atendido Rice apenas seis dias antes do tiroteio citado. A consulta foi para o tratamento de um ferimento de bala. 

Em seu artigo, o jornalista expôs que o advogado designado para representar o jovem réu em tribunal, Sandjai Weaver, estava sobrecarregado de trabalho naquela época, e se mostrou "perigosamente incompetente" em tribunal. O profissional, vale mencionar, faleceu em 2019. 

Próximos desdobramentos 

Segundo revelado em um comunicado ao público pelo departamento de polícia do distrito onde se deu o crime, o caso de Rice será reavaliado com cuidado. 

Este assunto será agora encaminhado ao Comitê de Revisão de Sentenças do promotor, que inclui promotores de homicídios e convidará a participação de sobreviventes do tiroteio de 2011, pelo qual o Sr. Rice foi anteriormente condenado", afirmou a nota

"Depois que o Comitê de Revisão de Sentenças fizer uma recomendação sobre como proceder com as acusações contra o peticionário Rice, a decisão do promotor distrital Larry Krasner será formalmente comunicada ao Tribunal de Apelações Comuns antes de sua decisão. Esperamos que este assunto seja finalmente resolvido nos próximos meses", continuou, segundo repercutiu a revista People.