Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Idosa

Idosa com Alzheimer escreve bilhete para a família com pedido inesperado

Mulher de 77 anos comoveu familiares ao deixar bilhete oculto com pedido

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 26/07/2023, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neta compartilhou história do bilhete escrito por idosa - Divulgação / TikTok / @sofiaespinosamoura e arquivo pessoal
Neta compartilhou história do bilhete escrito por idosa - Divulgação / TikTok / @sofiaespinosamoura e arquivo pessoal

Maria Pinilla Porta, também conhecida como Mary, uma imigrante espanhola de 77 anos que reside atualmente em Dourados (MS), emocionou sua família ao deixar um recado escrito à mão escondido atrás da porta do guarda-roupa de sua casa. Nele, a idosa, — que enfrenta um estágio avançado da doença de Alzheimer — expressou o desejo de ajudar outras pessoas através da doação de órgãos após seu falecimento.

Segundo o portal de notícias UOL, o bilhete foi encontrado por familiares de Mary enquanto organizavam o antigo apartamento da idosa. "Família e amigos, sou doadora total de órgãos. O pulmão, não. Fumei muitos anos. O fígado é virgem, nunca bebi. As córneas, ok. O coração, ok. Os rins, ok. E tudo o que puderem aproveitar. Obrigada", escreveu a espanhola.

Nas redes sociais

A neta de Mary, a estudante Sofia Moura, de 23 anos, compartilhou essa história emocionante nas redes sociais. O vídeo com o relato teve mais de 236 mil visualizações, além de mais de 36 mil curtidas.

Ela era economista e trabalhou como colunista de jornal por muito tempo. Eu fiquei extremamente emocionada ao saber que ela tinha esse desejo de ser doadora. Ela nunca falou para nós isso, por ser muito reservada" disse a neta.

Sofia declarou que a avó — que descobriu a doença em agosto de 2020 — caminha, se alimenta sozinha e faz atividades como fisioterapia e aula de artes.

@sofiaespinosamoura

Fomos esvaziar o apartamento da minha avó e achamos essa surpresa ❤️

♬ som original - Sofia Espinosa Moura
Ela sempre foi uma avó moderna nas roupas, usava Facebook, WhatsApp, levava eu e minha irmã para passear, e sempre foi uma super avó, querida por todos", disse Sofia.

De acordo com a jovem, a família de Mary recebeu a mensagem da idosa com admiração — e pretende honrar seu pedido quando for a hora.